dc.contributor.advisor |
Laurino, Débora Pereira |
|
dc.contributor.author |
Novello, Tanise Paula |
|
dc.date.accessioned |
2020-04-01T16:03:05Z |
|
dc.date.available |
2020-04-01T16:03:05Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
NOVELLO, Tanise Paulo. Investigando as interações das professoras no ambiente virtual Mathemolhes. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2006. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8510 |
|
dc.description.abstract |
A presente dissertação tem como propósito investigar as possibilidades e limites educacionais do Ambiente Virtual de Aprendizagem Mathemolhes e identificar propostas me todológicas apontadas pelas professoras no trabalho com o ambiente e as diferentes instâncias da Educação Ambiental percebida pelos sujeitos que interagiram no ambiente. O Mathemolhes ilustra uma realidade físico-local-real – Praia do Cassino/RS – intencionalmente vinculada a questões matemáticas e ambientais, na forma de desafios contextualizados, instigando seus usuários a apontar soluções aos questionamentos propostos. A pesquisa desvela as interações de professores, alunos, bolsistas e pesquisadores que ocorreram no Mathemolhes a partir de oficinas pedagógicas. As interações no ambiente e as anotações do diário de pesquisa forneceram os dados que subsidiaram o estudo, e foram analisados segundo a metodologia de análise textual qualitativa. Da análise, emergiram duas categorias: articulação da prática pedagógica e Educação Ambiental no contexto virtual, que foram discutidas com aporte teórico das tecnologia s educacionais e da Educação Ambiental. Na primeira categoria os relatos apontam para o (re)pensar da prática pedagógica no contexto das tecnologias e da necessidade de trabalhos coletivos e interdisciplinares. A segunda categoria ressaltou a importância de trabalhar as questões ambientais, no contexto virtual transversalizadas no currículo escolar, extrapolando a visão naturalista da educação ambiental, englobando aspectos sociais, culturais e políticos. As ferramentas de interação disponíveis no Mathemolhes potencializaram a proximidade das professoras com seus alunos auxiliando-as a compreender interesses e dúvidas, assim como entender o processo de construção do conhecimento sob a perspectiva virtual. Nesse sentido, espera-se que o AVA Mathemolhes se configure como um ambiente problematizador aos professores, estimulando-os a inserir a tecnologia no seu fazer pedagógico e trabalhar as questões ambientais de forma integrada e ampla. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The following dissertation aims to investigate the educational possibilities and constraints faced by the virtual environment of learning Mathemolhes and identify methodological proposals indicated by the teachers working with it as well as the different instances of environmental education perceived by the individuals who interacted in the environment. Mathemolhes portrays a physical- local- real reality – Cassino Beach/RS – purposely attached with mathematical and environmental questions, in the form of contextualized challenges, getting its users to come up with solutions for the issues proposed. The research unveils the interactions of teachers, students, scholarship holder, and researchers with the Mathemolhes from pedagogical workshops Interactions in the environment and the notes on the research log provided data, which subsidized the study, further they were analyzed according to the methodology of qualitative textual analysis. From the analysis two categories emerged: articulation of the pedagogical practice and Environmental Education in the virtual context, which were both discussed at great length based on the theoretical grounds of educational technologies and environmental education. In the first category there are accounts indicating the (re)thinking of the pedagogical practices in the context of technologies and the need of collective and interdisciplinary works. The second category highlighted the relevance of working with environmental issues, in the virtual context transversely in the school curriculum, extrapolating the naturalist view of environmental education, includ ing aspects social, cultural and political ones. The tools of interaction available for the Mathemolhes improved the closeness of teachers and their students helping them understand interests and doubts as well as understanding the process of building knowledge in the virtual perspective. In this sense, it is expected that the virtual environment of learning Mathemolhes becomes an inquiring environment for teachers, in a way that it can stimulate them to include the technology in their pedagogical work and tackle environmental issues in a integrated and wide manner. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente virtual de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Interação |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual environment of learning |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Interaction |
pt_BR |
dc.title |
Investigando as interações das professoras no ambiente virtual Mathemolhes. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |