A formação de educadores ambientais na crise estrutural do capital : um estudo de caso com egressos do PPGEA/FURG.

Cruz, Ricardo Gauterio

Abstract:

 
A crise do modo de produção que temos entendido estar em curso apresenta-se para além da crise financeira capitalista, como problema de ordem ambiental, como crise ligada à totalidade do potencial de autodestruição da humanidade no atual desenvolvimento histórico, principalmente por meio da destruição irrevogável da natureza pelo Capital. Neste contexto, temos compreendido a Educação Ambiental para além de um simples campo do saber, mas como a estratégia político-pedagógica para emancipação dos sentidos humanos acerca dos fundamentos do modo de produção material de nossa sociedade, que guarda em sua essência o fundamento desta crise de proporções civilizatórias que vivemos. Assim, o que esperamos do pesquisador egresso do PPGEA, de acordo com os objetivos constantes de seu Projeto Pedagógico, é que seja capaz de compreender as relações sociais para além de sua manifestação aparente, de modo a compreender a essência dos fenômenos materiais – tanto no desenvolvimento de sua dissertação de mestrado, como em sua vida e militância. É neste sentido que compreendemos necessário distinguir que tipo de saberes estão sendo trabalhados no PPGEA, considerando sua vocação crítica e emancipadora do homem. A formação dos educadores ambientais pelo PPGEA-FURG é a expressão material, produto do modo de organização e sistematização do Programa, cujo compromisso se apresenta como formador de intelectuais humanizadores, e, portanto, comprometidos com o desenvolvimento de práticas emancipatórias. Trazemos assim, como problema de nossa pesquisa o questionamento: Que representações sociais acerca da realidade objetiva os egressos de 2005-2010 do PPGEA-FURG desenvolveram em suas dissertações, e de que modo estas representações se relacionam com os objetivos do Programa? Estamos compreendendo que as representações sociais dos egressos do PPGEA denotam grande comprometimento social e alinhamento conceitual com as compreensões de humanidade, meio ambiente e natureza que consideramos adequados a uma prática autêntica e revolucionária, necessária a superação das relações destrutivas engendradas pelo Capital. A compreensão de natureza a partir da categoria de totalidade, como estamos convencidos, é capaz de conduzir a uma percepção adequada do movimento de nossa sociedade e das relações que realmente estão em desacordo com o desenvolvimento da humanidade de modo harmônico com o seu meio. Entretanto, entendemos a ideologia burguesa – enquanto conjunto de idéias, crenças e valores que conduzem os indivíduos a desenvolverem uma compreensão de mundo determinada a partir dos interesses de classe dos intelectuais que a produzem – um forte componente da constituição destes pesquisadores. Chegamos a esta abstração por inferirmos que, não raramente, existe um processo de inversão na compreensão dos pesquisadores, de forma que passam a compreender seus fenômenos de pesquisa a partir de um complexo de relações causais que, na realidade objetiva, se mostra equivocado. Esta natureza de inversão, como a temos compreendido, serve não somente à reprodução das mesmas relações sociais que se destinam a satisfação das necessidades do capital – em oposição aos interesses jenuinamente humanos – como também à reprodução do modo de produção que tem, em sua essência, a necessidade de crescente destruição dos meios de produção – força de trabalho e natureza.
 
La crisis del modo de producción que hemos entendido que estar en marcha se presenta más allá de la crisis del capitalismo financiero como un problema ambiental, como una crisis relacionada con el potencial de auto-destrucción de la humanidad en el desarrollo histórico de hoy, principalmente a través de la destrucción irrevocable la naturaleza de la Capital. En este contexto, hemos entendido la Educación Ambiental más allá de un solo campo de conocimiento, sino como una estrategia para la emancipación política y educativa de los sentidos del ser humano sobre los fundamentos del modo de producción material de nuestra sociedad, que mantiene en esencia el fundamento de esta crisis proporciones de civilización que vivimos. Por lo tanto, esperamos que el investigador de postgrado PPGEA, de acuerdo con los objetivos contenidos en su Programa de Educación, es capaz de entender las relaciones sociales más allá de su manifestación aparente, con el fin de comprender la esencia de los fenómenos materiales - tanto en desarrollo de su tesis, como en su vida y el activismo. En este sentido, entendemos necesario distinguir qué tipo de conocimiento se está trabajando en PPGEA, teniendo en cuenta su vocación crítica y emancipadora del hombre. La formación de educadores ambientales en PPGEA FURG-es la expresión material, producto del modo de organización y sistematización del programa, cuyo compromiso se presenta como un entrenador de los intelectuales de la humanización, y por lo tanto comprometida con el desarrollo de las prácticas emancipatorias. Llevamos así como el problema de nuestra pregunta de investigación: ¿Qué representaciones sobre la realidad objetiva de los graduados de la PPGEA 2005-2010 FURG-desarrollados en sus tesis, y cómo estas representaciones se relacionan con los objetivos del programa? Entendemos que las representaciones sociales de los graduados PPGEA denota el gran compromiso social y la alineación con los entendimientos conceptuales de la humanidad, el medio ambiente y la naturaleza que consideramos adecuado para un revolucionario práctico y auténtico, necesario para superar las relaciones destructivas generadas por el Capital. La comprensión de la naturaleza de la categoría de totalidad, como creemos, puede llevar a una comprensión adecuada de la circulación de nuestra sociedad y las relaciones que realmente están en desacuerdo con el desarrollo de la humanidad de una manera armoniosa con su entorno. Sin embargo, entendemos la ideología burguesa - como un conjunto de ideas, creencias y valores que llevan a los individuos para desarrollar una comprensión del mundo determina a partir de los intereses de clase de los intelectuales que lo producen, un fuerte componente de la constitución de estos investigadores. Llegamos a esta abstracción inferir que no es raro que hay un proceso de inversión en el conocimiento de los investigadores, por lo que los fenómenos llegan a entender su investigación de una compleja relación de causalidad que, en la realidad objetiva, demuestra que están equivocados. Este tipo de inversión, como lo hemos entendido, sirve no sólo la reproducción de las relaciones sociales que están diseñados para satisfacer las necesidades de capital-en contraposición a los intereses jenuinamente humanos - así como la reproducción del modo de producción que tiene, en esencia, la necesidad de una mayor destrucción de medios de producción - trabajo y la naturaleza.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)