Manifestações culturais e ambientais das crianças nos espaços de recreação do CAIC/FURG : contribuições para a Educação Ambiental.

Vieira, Belissa Saadi

Abstract:

 
Por compreender a Educação Infantil como lugar de culturas, saberes, diálogos, compartilhamentos, descobertas, pesquisa, histórias, memórias, vida, cidadania, entre várias outras questões diretamente relacionadas com a Educação Ambiental esta dissertação procura contribuir com os debates sócio-ecológico-ambientais. Trata-se de uma investigação etnográfica com crianças realizada nos espaços de recreação da Educação Infantil do CAIC/FURG. O foco da pesquisa é a compreensão das manifestações culturais e ambientais das crianças nos recreios. Os objetivos são analisar pelas brincadeiras, gestos, falas e atitudes, evidências da presença destas manifestações entre as crianças e compreender suas relações, sentimentos e significações nos espaços de recreação, caracterizados como ambientes e territórios. O referencial teórico que subsidia a pesquisa contou com o entrelaçamento das discussões da Educação Ambiental, Geografia da Infância e Sociologia da Infância. Os principais instrumentos de pesquisa utilizados foram registros audiovisuais, observações, diários de campo e entrevistas com pequenos grupos de crianças. No tratamento dos dados gerados pela pesquisa de campo recortei os seguintes eixos de análise: As amizades, os amores, o cuidado; os episódios de conflitos e disputas entre as crianças; a mídia e as novas tecnologias presentes nas manifestações culturais e ambientais. Foi possível perceber que as manifestações culturais das crianças são construídas pelas relações e influências do meio ambiente, pelas culturas adultas e pelas culturas de pares. Buscou-se uma articulação entre infância e Educação Ambiental, para além da preservação e da conscientização, com ênfase nas questões que dizem respeito às culturas, às relações sociais e descobertas das crianças, percebidas como atores sociais enquanto vivem e participam das transformações globais. Os conflitos e disputas apareceram nas brincadeiras, nas conversas e principalmente nas relações de amizade e amor. Com efeito, as crianças estabelecem suas regras de convivência e respeito e compartilham valores e pontos de vista quando se organizam ou se desorganizam. Enquanto protagonistas de suas culturas, elas também estabelecem acordos e fortalecem seus laços afetivos. Quanto a mídia e as novas tecnologias, observa-se que há uma inserção das culturas tecnológicas e televisivas nas culturas infantis, mas nas suas brincadeiras, as crianças ressignificam personagens de filmes, desenhos e novelas e transformam valores e saberes veiculados pela mídia. A ocupação de três espaços nos momentos de recreio revelou o quanto as crianças exploram e transformam estes ambientes e territórios, ultrapassando os lugares que lhes são destinados pelos adultos.
 
Por comprender la Educación infantil como un sitio de culturas, saberes, diálogos, compartieres, descubiertas, pesquisa, historias, memorias, vida, ciudadanía, entre diversas otras cuestiones directamente relacionadas con Educación Ambiental esta disertación busca contribuir con debates socio –ecológicos – ambientales. Trata-se de una investigación etnográfica con niños y fue realizada en los espacios de recreación de la Educación Infantil del CAIC/FURG. El foco de la investigación es la comprensión de las manifestaciones culturales y ambientales de los niños en los recreos. Los objetivos son analizar por los juegos, gestos, hablas y actitudes, evidencias de la presencia de estas manifestaciones entre los niños y comprender sus relaciones, sentimientos y significaciones en los espacios de recreación, caracterizados como ambientes y territorios. El referencial teórico que subsidia la investigación contó con el entrelazamiento de las discusiones de la Educación Ambiental, Geografía de la Infancia y Sociología de la Infancia. Los principales instrumentos de investigación utilizados fueron registros audiovisuales, observaciones, diarios de campo y encuestas con pequeños grupos de niños. En el tratamiento de los datos producidos por el trabajo de campo recorté los siguientes ejes de análisis: las amistades, los amores, el cuidado; los episodios de conflictos y disputas entre los niños; los medios de comunicación y las nuevas tecnologías presentes en las manifestaciones culturales y ambientales. Fue posible percibir que las manifestaciones culturales de los niños son construidas por las relaciones e influencias del medio ambiente, por las culturas adultas y por las culturas de pares. Se buscó una articulación entre infancia y Educación Ambiental, para más allá de la preservación y de la concienciación, con énfasis en las cuestiones que tienen relación con las culturas, las relaciones sociales y descubiertas de los niños, percibidos como actores sociales mientras viven y participan de las transformaciones globales. Los conflictos y disputas aparecieron en los juegos, en las conversaciones y principalmente en las relaciones de amistad y amor. Efectivamente, los niños establecen sus reglas de convivencia y respeto y comparten valores y puntos de vista cuando se organizan o se desorganizan. Mientras protagonistas de sus culturas, ellos también establecen acuerdos y fortalecen sus lazos afectivos. En cuanto a los medios de comunicación y a las nuevas tecnologías, se observa que hay una inserción de las culturas tecnológicas y televisivas en las culturas infantiles, pero en sus juegos, los niños redefinen personajes de películas, dibujos y culebrones y transforman valores y saberes vehiculados por los medios de comunicación. La ocupación de tres espacios en los momentos de recreo reveló lo mucho que los niños exploran y transforman estos ambientes y territorios, rebasando los lugares que les son destinados por los adultos.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)