Abstract:
Nesta dissertação apresento uma proposta de modernização curricular para o Ensino
Médio por meio de introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea. Com a
opção de trabalhar a área de Ciências da Natureza como um todo, o componente
curricular de Física vem perdendo seu espaço, sendo um constante desafio para o
professor à inclusão destes temas no currículo. Para isso, aplicamos uma Sequência
Didática Interativa (SDI), composta de várias Unidades Didáticas, no Ensino Médio,
sobre Partículas Elementares e suas Interações, apresentando de forma diferenciada
e dialogada, levando em consideração as indagações e conhecimentos prévios dos
estudantes, além de fazer uma investigação da aprendizagem com a aplicação das
Unidades Didáticas. A metodologia utilizada foi catalogada na teoria de mediação de
Vygostsky. As atividades foram aplicadas na turma do terceiro ano do Ensino Médio
em uma escola público do município de Santa Rosa/RS. Minha avaliação das
atividades, permite perceber que, desde que a Sequência Didática Interativa leve em
consideração os tópicos introdutórios, de maneira que a mesma esteja constituída de
trabalhos e atividades diferenciadas, é possível alcançar com grande êxito uma
aprendizagem significativa para os alunos. Para ensinar este tema, é preciso inovar
nas metodologias utilizadas, despertando a curiosidade e desafiando os alunos a
tornarem-se pesquisadores como forma de aprendizado. Como resultados destas
diversas estratégias, mantemos a atenção e o interesse da turma onde a SDI foi
aplicada, apesar de ser um tema diferente dos tradicionais e não estar definido no
currículo. Assim, percebemos o caráter motivacional que a inovação traz às aulas de
Física Moderna.
In this thesis, we present a proposal of curricular modernization for High School
through introduction of topics from Modern and Contemporary Physics. With the
option of working the area of natural sciences with an unique curriculum, the Physics
component is losing its space and is a constant challenge for the teacher to the
inclusion of these topics in the curriculum. For this, we apply an Interactive Didactic
Sequence (IDS), composed of various Teaching Units, in high school, about
elementary particles and their interactions, presenting a differentiated and dialogued
way, taking into account inquiries and previous knowledge of the students, in addition
to an investigation of learning by applying the Teaching Units. The methodology used
was cataloged in is Vygostsky's Mediation Theory. The activities were implemented in
the third year of high school class in a public school in the municipality of Santa
Rosa/RS. My evaluation of activities allows realize that as long as the Interactive
Didactic Sequence consider the introductory topics, so that it is made up of different
jobs and activities, you can achieve great success with a significant learning for
students. To teach this subject, we need to innovate in the methodologies used,
arousing the curiosity and challenging students to become researchers as a way of
learning. As a result of these various strategies, we keep the attention and interest of
the class where SDI was applied, although it is a different theme of traditional and not
be defined in the curriculum. Thus we see the motivational character that innovation
brings to Modern Physics classes.