Show simple item record

dc.contributor.advisor Mackedanz, Luiz Fernando
dc.contributor.author Jerzewski, Valéria Bonetti
dc.date.accessioned 2020-04-07T16:15:20Z
dc.date.available 2020-04-07T16:15:20Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation JERZEWSKI, Valéria Bonetti. Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa. 2015. 108 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8563
dc.description.abstract Nesta dissertação apresento uma proposta de modernização curricular para o Ensino Médio por meio de introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea. Com a opção de trabalhar a área de Ciências da Natureza como um todo, o componente curricular de Física vem perdendo seu espaço, sendo um constante desafio para o professor à inclusão destes temas no currículo. Para isso, aplicamos uma Sequência Didática Interativa (SDI), composta de várias Unidades Didáticas, no Ensino Médio, sobre Partículas Elementares e suas Interações, apresentando de forma diferenciada e dialogada, levando em consideração as indagações e conhecimentos prévios dos estudantes, além de fazer uma investigação da aprendizagem com a aplicação das Unidades Didáticas. A metodologia utilizada foi catalogada na teoria de mediação de Vygostsky. As atividades foram aplicadas na turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola público do município de Santa Rosa/RS. Minha avaliação das atividades, permite perceber que, desde que a Sequência Didática Interativa leve em consideração os tópicos introdutórios, de maneira que a mesma esteja constituída de trabalhos e atividades diferenciadas, é possível alcançar com grande êxito uma aprendizagem significativa para os alunos. Para ensinar este tema, é preciso inovar nas metodologias utilizadas, despertando a curiosidade e desafiando os alunos a tornarem-se pesquisadores como forma de aprendizado. Como resultados destas diversas estratégias, mantemos a atenção e o interesse da turma onde a SDI foi aplicada, apesar de ser um tema diferente dos tradicionais e não estar definido no currículo. Assim, percebemos o caráter motivacional que a inovação traz às aulas de Física Moderna. pt_BR
dc.description.abstract In this thesis, we present a proposal of curricular modernization for High School through introduction of topics from Modern and Contemporary Physics. With the option of working the area of natural sciences with an unique curriculum, the Physics component is losing its space and is a constant challenge for the teacher to the inclusion of these topics in the curriculum. For this, we apply an Interactive Didactic Sequence (IDS), composed of various Teaching Units, in high school, about elementary particles and their interactions, presenting a differentiated and dialogued way, taking into account inquiries and previous knowledge of the students, in addition to an investigation of learning by applying the Teaching Units. The methodology used was cataloged in is Vygostsky's Mediation Theory. The activities were implemented in the third year of high school class in a public school in the municipality of Santa Rosa/RS. My evaluation of activities allows realize that as long as the Interactive Didactic Sequence consider the introductory topics, so that it is made up of different jobs and activities, you can achieve great success with a significant learning for students. To teach this subject, we need to innovate in the methodologies used, arousing the curiosity and challenging students to become researchers as a way of learning. As a result of these various strategies, we keep the attention and interest of the class where SDI was applied, although it is a different theme of traditional and not be defined in the curriculum. Thus we see the motivational character that innovation brings to Modern Physics classes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Física de Partículas Elementares pt_BR
dc.subject Aprendizagem Significativa pt_BR
dc.subject Teoria da Mediação pt_BR
dc.subject Elementary Particle Physics pt_BR
dc.subject Meaningful Learning pt_BR
dc.subject Theory of Mediation pt_BR
dc.title Partículas Elementares e Interações: Uma proposta de mergulho no ensino e aprendizagem através de uma sequência didática interativa pt_BR
dc.title.alternative Elementary particlesand interactions: A proposal of diving in teaching and learning through an interactive didactic sequence pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
  • Show simple item record