A educomunicação socioambiental no contexto das políticas públicas de educação ambiental no Brasil.

Martins, Janaina Senna

Abstract:

 
Trata-se de uma investigação que estudou o processo de constituição do conceito de educomunicação socioambiental, bem como sua utilização e uso, buscando, de forma particular, analisar a sua incorporação como estratégia das políticas públicas de educação ambiental. O problema central que orienta esta proposta de pesquisa pode ser enunciado na seguinte indagação: - considerando que o conceito de educomunicação socioambiental, a partir da sua constituição, expressa a possibilidade de ocupação de espaços comunicativos com vista a potencializar a voz de atores sociais envolvidos em processos educativos por intermédio do uso de diferentes tipos de mídia, como vem se dando, no contexto das políticas públicas em educação ambiental, a sua apropriação? Buscou, de forma particular, compreender a forma de apropriação da prática da educomunicação socioambiental no contexto das ações de políticas públicas de educação ambiental; analisar de que forma o exercício e a prática da educomunicação é proposta no âmbito dos "Coletivos Educadores" e da "Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente"; verificar quais são os meios de comunicação e as tecnologias utilizadas pelos atores envolvidos nos dois cases de processos educomunicativos; e avaliar os possíveis impactos/alcances gerados pelos processos de educomunicação socioambiental. A perspectiva conceitual que oferece aporte a investigação passa pela reflexão e discussão dos conceitos de educomunicação, educomunicação socioambiental, articulados aos de empoderamento e emancipação, apresentados na interface com o tema da educação ambiental e das políticas públicas. Em termos metodológicos, a pesquisa alinha-se a tradição qualitativa, tendo trabalhado com documentos técnicos gerados pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Foi utilizado o método historiográfico na análise dos dados. Como considerações finais, apontamos que educomunicação socioambiental é um conceito forjado recentemente e queserve de fundamentação a uma determinada prática relacionada aos processos formativos em educação ambiental, sendo usado como estratégia recorrente no âmbito das políticas públicas, mas ainda não apropriado pelos diferentes segmentos sociais envolvidos no processo de construção da sustentabilidade.
 
This is an investigation that studied the process of incorporation of the concept ofenvironmental educational communication, as well as their use and use, seeking, in aparticular way, analyze its incorporation as a strategy of public policies on environmentaleducation. The main problem that guides this research proposal can be stated in the following question: - considering that the concept of environmental educommunication, from its constitution, expressed the possibility of occupation of communicative spaces in order to strengthen the voice of social actors involved in educational processes through the use of different types of media, as has been occurring in the context of public policies on environmental education, their ownership? Sought, in particular, understand how to pratice the appropriation of environmental educational communication in the context of public policies on environmental education; analyze how the exercise and practice of educational communication is proposed under the "Collective Educators" and "National Conference of Children for the Environment"; check what the media and the technology used by the actors involved in the two cases of educommunication processes; and any possible effects / ranges generated by environmental educational communication processes. The conceptual perspective that offers supply research involves the reflection and discussion of the concepts of educational communication, social and environmental educational communication, articulated to the empowerment and emancipation, presented at the interface with the theme of environmental education and public policy. In terms of methodology, the research is aligned with the qualitative tradition, working with technical documents generated by the Governing Body of the National Environmental Education Policy. We used the method historiographical in the data analysis. Lastly, we point out that environmental educational communication is a concept recently forged and serving of reasoning in a practice related to the formation processes of environmental education, being used as a recurrent strategy in the realm of public policy, but not yet appropriated by different social segments involved sustainability in building processes.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)