Metodologia construtivista no ensino de física para discentes do curso de pedagogia

Rodrigues, Marco Aurélio Torres

Abstract:

 
Não é segredo que docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF) trabalham com todas as disciplinas e que a maioria destas professoras é oriunda dos cursos de Pedagogia. Com um pouco de cuidado na análise da ementa da disciplina de Ciências dos Anos Iniciais verificaremos que a mesma contempla conteúdos de Física, Biologia e Química. Estudos e até mesmo relatos das professoras que trabalham com esta etapa mostram um enorme desconforto e mínima afinidade com conteúdos de Ciências, principalmente quando a ementa pertence ao 4º e 5º Ano, em que os conceitos de Física estão mais presentes. Esta investigação foi motivada pelo quadro descrito, por cadeiras cursadas no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) e por um estudo de grades curriculares do curso de Pedagogia. Também contribuíram conversas com o Professor Nelson Reyes e meu orientador. Assim, propus fazer uma investigação da aplicabilidade de práticas construtivistas no ensino de Eletromagnetismo e Óptica junto a docentes que atuam no EF I e discentes do curso de Pedagogia. Para viabilizar tal investigação foram elaborados e implantados dois projetos. O primeiro, com uma carga horária de 8 horas, foi oportunizado em duas ocasiões para professores dos Anos Iniciais. O segundo, de 40 horas, foi uma capacitação pedagógica desenvolvida em dez encontros planejados e executados através de um Projeto de Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Para este, foram disponibilizadas 24 vagas para docentes da rede pública que estavam atuando nos Anos Iniciais do EF e discentes do curso de Pedagogia. Contudo, houve apenas 18 participantes, todos licenciandos em Pedagogia. Em todos os encontros foram propostos problemas concretos cabíveis de serem solucionados através da manipulação de materiais disponibilizados. A metodologia construtivista utilizada seguiu várias estratégias pedagógicas, com etapas bem definidas, que serão apresentadas no Capítulo IV. A avaliação dos Encontros de Capacitação foi obtida através de observações e questões respondidas pelos participantes. Embora o público-alvo dos projetos tenha sido diferente, os resultados em prol da metodologia construtivista foram bastante promissores.
 
It is not a secret that teachers of early years of elementary school work with all disciplines and the majority of these teachers come from the Education undergraduate courses. With a little care in analyzing the menu discipline of Sciences, these Early Years, we find that it includes Physics, Biology and Chemistry contents. Studies and even reports of teachers who in this level shows an enormous discomfort and minimal affinity for Science content, especially when this menu belongs to the 4th and 5th years, in which the concepts of Physics are more present. This research was motivated by the picture described by studies processed through the Professional Master Degree National Graduation in Physics Education (MNPEF) and a study about curriculum in the Education Undergraduate Courses. Also contributed to this work conversations with Professor Nelson Reyes and my advisor. So, I proposed an investigation of the applicability of constructivist practices for teaching electromagnetism and optics with the teachers who work in elementary school and Education Undergraduate students. In order to perform such research were designed and implemented two projects. The first, with a workload of eight hours, was developed on two occasions, for teachers of elementary school. The second, with 40 hours, was a pedagogical training developed in ten meetings planned and executed through an extension project of the State University of Rio Grande do Sul (UERGS). In order to do this, 24 vacancies were made available to public schools teachers who were acting in elementary school and Education Undergraduate students. However, there were only 18 participants, all undergraduate students. In all meetings we proposed appropriate concrete problems to be solved by manipulating available materials. The constructivist methodology follows several teaching strategies with well-defined steps, which are presented in Chapter IV. Evaluation of Training Meetings was obtained through observations and questions answered by the participants. Although the projects target audience has been different, the results in favor of constructivist methodology were quite promising.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física