dc.contributor.advisor |
Mackedanz, Luiz Fernando |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Marco Aurélio Torres |
|
dc.date.accessioned |
2020-04-07T22:14:28Z |
|
dc.date.available |
2020-04-07T22:14:28Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Marco Aurélio Torres.Metodologia construtivista no ensino de física para discentes do curso de pedagogia. 2015. 285 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8597 |
|
dc.description.abstract |
Não é segredo que docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF) trabalham
com todas as disciplinas e que a maioria destas professoras é oriunda dos cursos de
Pedagogia. Com um pouco de cuidado na análise da ementa da disciplina de Ciências
dos Anos Iniciais verificaremos que a mesma contempla conteúdos de Física, Biologia e
Química. Estudos e até mesmo relatos das professoras que trabalham com esta etapa
mostram um enorme desconforto e mínima afinidade com conteúdos de Ciências,
principalmente quando a ementa pertence ao 4º e 5º Ano, em que os conceitos de Física
estão mais presentes. Esta investigação foi motivada pelo quadro descrito, por cadeiras
cursadas no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) e por um
estudo de grades curriculares do curso de Pedagogia. Também contribuíram conversas
com o Professor Nelson Reyes e meu orientador. Assim, propus fazer uma investigação
da aplicabilidade de práticas construtivistas no ensino de Eletromagnetismo e Óptica
junto a docentes que atuam no EF I e discentes do curso de Pedagogia. Para viabilizar
tal investigação foram elaborados e implantados dois projetos. O primeiro, com uma
carga horária de 8 horas, foi oportunizado em duas ocasiões para professores dos Anos
Iniciais. O segundo, de 40 horas, foi uma capacitação pedagógica desenvolvida em dez
encontros planejados e executados através de um Projeto de Extensão da Universidade
Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Para este, foram disponibilizadas 24 vagas
para docentes da rede pública que estavam atuando nos Anos Iniciais do EF e discentes
do curso de Pedagogia. Contudo, houve apenas 18 participantes, todos licenciandos em
Pedagogia. Em todos os encontros foram propostos problemas concretos cabíveis de
serem solucionados através da manipulação de materiais disponibilizados. A
metodologia construtivista utilizada seguiu várias estratégias pedagógicas, com etapas
bem definidas, que serão apresentadas no Capítulo IV. A avaliação dos Encontros de
Capacitação foi obtida através de observações e questões respondidas pelos
participantes. Embora o público-alvo dos projetos tenha sido diferente, os resultados em
prol da metodologia construtivista foram bastante promissores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
It is not a secret that teachers of early years of elementary school work with all
disciplines and the majority of these teachers come from the Education undergraduate
courses. With a little care in analyzing the menu discipline of Sciences, these Early
Years, we find that it includes Physics, Biology and Chemistry contents. Studies and
even reports of teachers who in this level shows an enormous discomfort and minimal
affinity for Science content, especially when this menu belongs to the 4th and 5th years,
in which the concepts of Physics are more present. This research was motivated by the
picture described by studies processed through the Professional Master Degree National
Graduation in Physics Education (MNPEF) and a study about curriculum in the
Education Undergraduate Courses. Also contributed to this work conversations with
Professor Nelson Reyes and my advisor. So, I proposed an investigation of the
applicability of constructivist practices for teaching electromagnetism and optics with
the teachers who work in elementary school and Education Undergraduate students. In
order to perform such research were designed and implemented two projects. The first,
with a workload of eight hours, was developed on two occasions, for teachers of
elementary school. The second, with 40 hours, was a pedagogical training developed in
ten meetings planned and executed through an extension project of the State University
of Rio Grande do Sul (UERGS). In order to do this, 24 vacancies were made available
to public schools teachers who were acting in elementary school and Education
Undergraduate students. However, there were only 18 participants, all undergraduate
students. In all meetings we proposed appropriate concrete problems to be solved by
manipulating available materials. The constructivist methodology follows several
teaching strategies with well-defined steps, which are presented in Chapter IV.
Evaluation of Training Meetings was obtained through observations and questions
answered by the participants. Although the projects target audience has been different,
the results in favor of constructivist methodology were quite promising. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia Construtivista |
pt_BR |
dc.subject |
Physics education |
pt_BR |
dc.subject |
teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
constructivist practices |
pt_BR |
dc.title |
Metodologia construtivista no ensino de física para discentes do curso de pedagogia |
pt_BR |
dc.title.alternative |
CONSTRUCTIVIST PRACTICES IN PHYSICS EDUCATION FOR PEDAGOGY´S UNDERGRADUATE STUDENTS |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |