A constituição de Educadores Ambientais no campo das Ciências do Mar: um estudo de caso do Curso de Oceanologia da Furg.

Krug, Luiz Carlos

Abstract:

 
O curso de graduação em Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, fenômeno material social concreto sensível, é a centralidade deste estudo. O objetivo geral da pesquisa consistiu em identificar, analisar, compreender e descrever as contradições existentes no desenvolvimento do currículo oficial do curso, que, mesmo não estando previsto, tem possibilitado a formação de Educadores Ambientais. Criado em 1970, o curso tem referenciado a organização curricular dos demais que compõem a modalidade. Neste estudo, os levantamentos realizados e interpretados sobre o fazer profissional dos egressos foram efetuados com o auxílio da Plataforma Lattes, das redes sociais e do banco de dados da FURG, abrangendo o universo de graduados. Os resultados mostram que as políticas públicas de pessoal e a situação econômica têm influência na quantidade relativa de egressos inseridos no mercado de trabalho, indicando o setor público como principal empregador. Os egressos atuam na quase totalidade das unidades da federação, especialmente no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, assim como em diversos países. Em 2013, os egressos atuavam em 51 das 57 áreas que integram as Ciências do Mar, com destaque para Avaliação de Impactos Ambientais, Conservação de Recursos Naturais e Cultivo. A pesquisa revelou que a atuação em Educação Ambiental - EA, como parte da prática profissional, contradiz a proposta de formação, uma vez que até 2012 o tema não integrava o currículo oficial do curso. Na busca pelo lócus em que se dá a constituição de Educadores Ambientais, utilizou-se como corpus de pesquisa os conteúdos das disciplinas (obrigatórias), a produção dos estudantes (relatórios de Estágios Curricular e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) e referências da rede mundial de computadores (Currículo Lattes, Linkedin e outros). O Estágio Curricular e o TCC foram os componentes curriculares que ao serem realizados propiciaram a formação inicial dos sujeitos de pesquisa como Educadores Ambientais, se não na totalidade, pelo menos em parte. Cursos de extensão, realizados no transcurso da vida acadêmica, também deram início à constituição de Educadores Ambientais. Parcela dos sujeitos de pesquisa, que ingressaram antes da implantação do TCC e do Estágio Curricular, iniciou sua constituição como Educadores Ambientais através de cursos de especialização e mestrado ou pela atuação prática em empresas e outras organizações. Não foi possível, para um terço dos sujeitos de pesquisa, precisar qual teria sido o primeiro contato com a EA. A compreensão do meio ambiente em sua totalidade, integrado pelos elementos naturais e socioculturais e suas inter-relações, é considerada nesta tese como fundamental na constituição do Educador Ambiental capaz de levar a cidadania ambiental à totalidade dos seres humanos, condição essencial para alcançar a sustentabilidade e a preservação do planeta. A formação precisa ocorrer de forma integrada e interdisciplinar, contemplando saberes das ciências naturais e das ciências sociais, além de conceitos e métodos de EA. O estudo revela que a formação do corpo docente do curso de Oceanologia é especializada em ciências naturais, inapropriada para a abordagem interdisciplinar do meio ambiente em sua totalidade. Aponta, como possibilidade concreta para viabilizar a constituição de Educadores Ambientais no campo das Ciências do Mar, a inclusão de componentes específicos nas grades curriculares. O estudo revelou ao pesquisador a necessidade de propor a inclusão das disciplinas de Antropologia, Sociologia e Meio Ambiente, Fundamentos de Educação Ambiental, Metodologias de Pesquisa Qualitativa e Pedagogia Freiriana nas Ciências do Mar, além da manutenção das práticas de Estágio Curricular e TCC. O estudo também recomenda prosseguir o acompanhamento do fazer profissional dos egressos, capacitar os docentes em EA e realizar pesquisa buscando interpretar, compreender e descrever a representação social que os egressos apresentam de EA.
 
The undergraduate course on Oceanology of the Federal University of Rio Grande - FURG, a material, social and concrete phenomenon, is the focus of this study. The general objective of the research consisted in identifying, analyzing, understanding and describing the contradictions in the development of the official course curriculum, which has made possible the formation of Environmental Educators, although this was not foreseen. Created in 1970, FURGs course has referenced the setting of curriculum in this field in other universities. In this study, the surveys about the professional doing of the alumni were made with the help of the Lattes curricula platform, social networks and FURGs data bank, encompassing the universe of the alumni. Results show that public policies of labour personnel and the economic situation have influenced the relative quantity of alumni inserted in the job market, indicating the public sector as the main employer. Alumni work in almost all the federation units, especially in Rio Grande do Sul, São Paulo and Rio de Janeiro, as well as in other countries. In 2013, the alumni worked in 51 of the 57 areas that make up the Marine Sciences, with emphasis on Environmental Impact Assessment, Conservation of Natural Resources, and Breeding. The research revealed that the performance in Environmental Education, as part of professional practice, contradicts the formation proposal, since until 2012 the theme was not part of the official curriculum of the course. In the search of the locus in which the formation of Environmental Educators takes place, the contents of the (mandatory) disciplines, the students production (reports of Curricular Internships and the undergraduate thesis - TCC) and references of the world wide web were used as corpus of the research (Lattes Curriculum, Linkedin and others). Curricular Internship and the undergraduate thesis were the curricula components that, when being carried out, provided the initial formation of the research subjects as Environmental Educators, if not in whole, at least in part. Extension courses, carried out during academic life, also started the constitution of Environmental Educators. Some research subjects, who entered before the implementation of the TCC and the Curricular Internship, started their constitutions as Environmental Educators through specialization courses and Masters degree programs or through practical action in companies and other organizations. It was not possible for a third of the research subjects to determine what was their first contact with Environmental Education. The understanding of the environment, integrated by the natural and socio-cultural elements, and their inter-relations, is considered in this thesis as fundamental in the constitution of the Environmental Educator capable of bringing environmental citizenship to the totality of human beings, an essential condition for achieving sustainability and preservation of the planet. The formation must take place in an integrate and interdisciplinary way, encompassing knowledge of the natural sciences and social sciences, as well as EA concepts and methods. The study reveals that the formation of the Oceanology course is specialized in natural sciences, which is not inappropriate for the interdisciplinary approach of the environment. It points out, as a concrete possibility to make feasible the constitution of Environmental Educators in the field of Marine Sciences, the inclusion of specific components in the curricula. The study proposes to include the disciplines of Anthropology, Sociology and Environment, Fundamentals of Environmental Education, Methodologies of Qualitative Research and Freirian Pedagogy in the Marine Sciences, in addition to maintaining the practices of Curricular Internship and TCC. The study recommends following the professional doing of the alumni, capacitating the teachers on Environmental Education, and conducting research to interpret, understand and describe the alumnis social representation of Environmental Education.
 

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  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)