De imagens a sonhos, uma micro-intervenção de educação ambiental estética onírica no Asylo de Pobres, Rio Grande, RS

Maisonnave, Flavia Luce

Abstract:

 
Acreditando-se no valor do idoso e do quanto precisamos resignificar nosso olhar sobre esta fase da vida, pela qual todos iremos passar que realizou-se esta micro-intervenção de Educação Ambiental Estética Onírica no Asylo de Pobres em Rio Grande, RS. Esta pesquisa se justifica pela crescente associação da Educação Estética à Educação Ambiental, procurando estudar as singularidades existenciais entre os sujeitos que residem e trabalham no Asylo de Pobres, potencializando os processos de criação onírica em grupo. Particularmente se justifica pela busca da autora em seguir seu caminho, sua “trilha pessoal” e se descobrir um sujeito sonhador no Mestrado em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), durante os anos de 2008 à 2010. O problema deste estudo girou em torno de como os diferentes sujeitos, inseridos ou não na rotina de um asilo, se relacionam e produzem seus devaneios individuais e coletivos, possibilitando a criação de imagens sonhadoras. O objetivo geral foi investigar as relações e possibilidades de Educação Ambiental no Asylo de Pobres de Rio Grande, através da Educação Estética Onírica, utilizando-se para tal a metodologia de Oficinas de Criação de Sonhadores (OFCS). As OFCS são espaços para a criação de idéias, produção de sonhos e imagens dinâmicas, pensamentos e sensações pelos sujeitos participantes da pesquisa. Tais espaços podem ser construídos de diversas formas, como em passeios na Praia do Cassino, piquenique em praças, cinema com pipoca no asilo e festas com temas infantis. A análise deste estudo foi realizada através da Análise Textual Discursiva (ATD) e resultou em três categorias, sendo elas: percepções da vida no asilo, o olhar da cultura sobre o velho e o despertar do devaneio poético. Estudar a instituição Asylo de Pobres, com um enfoque educacional, ambiental, estético onírico foi um sonho possível de se pesquisar.
 
Believing in the value of the elderly and how much we need to reframe our view of this phase of life, whereby we will spend all that took place this micro-intervention dreamlike aesthetic Environmental Education in the Asylum of the Poor in Rio Grande, RS. This research is justified by the increasing association of Aesthetic Education to Environmental Education, seeking to explore the existential uniqueness among individuals who live and work in the Asylum of the poor, enhancing the creative processes in dream group. Particularly if justified by the author's quest to follow his path, his "track personnel" and discover a dreamy guy in the Masters in Environmental Education, Federal University of Rio Grande (FURG) during the years 2008 to 2010. The problem of this study revolved around how the different subjects, or not included in the routine of a nursing home, relate and make their individual and collective dreams, enabling the creation of dreamy images. The overall objective was to investigate the relationships and possibilities for Environmental Education in Poor Asylum of the Rio Grande, through the Education dreamlike aesthetic, using the methodology for such workshops Creating Dreamers (OFCs). The OFCs are spaces for the creation of ideas, dreams and production of dynamic images, thoughts and feelings by participating subjects. Such spaces can be constructed in various ways, such as walking at Cassino Beach, picnic parks, movies with popcorn on asylum and parties with children's themes. The analysis of this study was accomplished through the Discourse Textual Analysis (DTA) and resulted in three categories, namely: perceptions of life in the asylum, the look on the old culture and the awakening of poetic reverie. Studying the institution Asylum of the Poor, with an educational focus, environmental, aesthetic dream was a dream of researching possible.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)