Abstract:
A presente dissertação refere-se ao desenvolvimento de uma pesquisa que tem como pergunta central "Como construir uma proposta interdisciplinar da Educação Ambiental (EA) com uma turma de Professores da Instituição Educativa Eustaquio Palácios, de Cali, Colômbia?", propondo como hipótese de que a pesquisa-ação-participativa pode contribuir a desenvolver, com professores das escolas, processos de construção coletiva e participativa de propostas interdisciplinares da EA. O objetivo geral da pesquisa foi o de realizar um processo investigativo em uma escola, identificando e analisando os aspectos pedagógicos de como a perspectiva metodológica da pesquisa-ação-participativa, permite a construção coletiva de estratégias de interdisciplinaridade na Educação Ambiental. O enfoque teórico abordado parte de uma perspectiva de Educação Ambiental segundo as contribuições de Moacir Gadotti (2000), Carlos Frederico Loureiro (2012), Mauro Guimarães (2013), Michele Sato, e Isabel Carvalho (2008). Além disso, enfoca a crise do conhecimento operado pela sua fragmentação e suas limitações para se compreender realidades complexas. Por isto, reflete em que medida a aprendizagem por "religação de saberes" proposta por Edgar Morin (1998) e a interdisciplinaridade, proposta por Ivani (2011) podem auxiliar a estabelecer princípios pedagógicos orientadores e didáticos que contribuam para com os professores no desenvolvimento de propostas interdisciplinares em Educação Ambiental. A pesquisa foi realizada tendo como metodologia a pesquisa-ação-participativa, tomando como referência principal Park (1995). Nesse sentido, os dados foram coletados por meio de questionários, escritos dos professores, bem como gravações de suas falas. Tanto os questionários quanto os áudios foram analisados a partir também de uma interpretação hermenêutica (Pereira, 2012). Dentro dos resultados, foi possível perceber que, a partir de uma pesquisa-ação participativa, pode-se fortalecer os processo de construção pedagógica das escolas, uma vez que os professores se apropriam dos novos conhecimentos e estratégias gerando, assim, algumas transformações no seu contexto educativo. Por último, compreendemos que os princípios de aprendizagem por religação propostos por Edgar Morin possam servir para redesenhar estratégias interdisciplinares da educação ambiental, promovendo e fortalecendo o "pensamento complexo" dos estudantes e professores ao mesmo tempo em que pode se constituir em um possível caminho para a transdisciplinaridade.
The following paper presents the development of a research that has as its central question: How to build an interdisciplinary approach of environmental education (EA) with a Teacher class educational institution Eustaquio Palacios de Cali, Colombia?. Proposing as hypotheses the research-action-participative that can help to develop with the teachers of schools, a collective and participative constructed process of interdisciplinary proposes in EA. Thus it is proposed as a central purpose: to perform an investigative process in a school, identifying and analyzing the pedagogical aspects of how the methodological approach of action research-participatory allows the collective construction of the interdisciplinary strategies of Environmental Education. The former is addressed toward the perspective of environmental education according to theoretical frameworks as Gadotti M. (2000), Loureiro, C. (2012), M. Guimarães (2013), M. Sato, and Carvalho I. (2008) but also contemplates the fragmentation of knowledge and its limitations to understand complex realities. Therefore, analyzing the measure in which learning by re-linking knowledge proposed by E. Morin (1998) and interdisciplinarity proposed by Finance I. (2011). It can help to establish some guiding and teaching pedagogical principles to help teachers in the development of interdisciplinary proposals in Environmental Education. The survey was conducted with methodology as the research-action-participatory taking as main reference Park P (1995). In this sense the data are collected through questionaires, written teachers, offices and audios. Being these analyzed from a hermeneutic understanding (Pereira, 2012). Within the results, we realized that from a participatory action research perspective can strengthen the educational process of construction of schools, as teachers take ownership of new knowledge and strategies generating some changes in its educational context. Moreover we understand maybe the principles of learning by re-linking proposed by Morin (1998). These could serves to draw interdisciplinary strategies of environmental education, strengthening the complex thinking of students and teachers, and this being a possible route or bridge to transdisciplinarity.