Abstract:
O presente projeto nasceu da minha inquietação enquanto docente diante do processo de reprovação e aprovação escolar nos primeiros anos do ensino fundamental. A reprovação escolar é um problema histórico que tem consequências graves como a retenção e evasão das crianças nesta etapa da Educação Básica. Durante a construção do trabalho surgiram outros pontos importantes sobre o processo de escolarização das crianças, trazendo-as como protagonistas desse processo de pesquisa. O olhar ecológico das crianças sobre o contexto escolar pode contribuir para repensar as práticas docentes e o processo de ensino e aprendizagem nestes primeiros anos do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa foi compreender, através da ótica e percepção das crianças, como elas vivenciam e pensam seu próprio processo de escolarização. Considera-se que as crianças possuem a sua leitura de mundo e que isso deve ser reconhecido e respeitado como pressupostos para uma Educação Ambiental Crítica na escola. A pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de Rio Grande/RS, inicialmente com uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental e no semestre seguinte, encontros individuais com quatro criança, duas que aprovaram e duas que reprovaram. Utilizou-se a metodologia de Inserção Ecológica no ambiente escolar, em que foram realizadas diferentes estratégias para a pesquisa com crianças, como a realização de atividades lúdicas, registros fotográficos, conversas no coletivo e individuais. A partir das falas dos educandos, seis categorias ficaram evidentes: Ser educando; Ser professor; Percepções sobre a escola, Aprendizagem, Aprovação e Reprovação. As interações foram gravadas e transcritas na íntegra, e os dados analisados qualitativamente seguindo os passos da Teoria Fundamentada na Grounded Theory. Os resultados demonstraram que as crianças percebem o processo de escolarização a partir de modelos, papéis e rótulos atribuídos pela sociedade, como imagens sociais de educando e professor. Compreendem que a reprovação está associada ao comportamento e a realidade do educando, percebem a escola como um lugar de disciplina com imposição de regras e o professor como um sujeito autoritário. Elas também apresentam um olhar ecológico sobre o ambiente escolar, onde apontam especificidades que tornariam este contexto ecológico mais preparado para receber seus educandos. Em suma, a pesquisa aponta a necessidade de uma educação dialógica com as crianças, em que a Educação Ambiental se apresente aos sujeitos como possibilidade de desenvolverem o senso crítico e o pertencimento social para atuar no mundo e transformá-lo.
The present project was born of my concern as a teacher in the process of school failure and approval in the first years of elementary school. School failure is a historical problem in which it has serious consequences, such as the retention and evasion of children at this stage of basic education. During the construction of this project other important points emerged from the process of children schooling making them as protagonists of the research process. Children ecological view on the school context may contribute to teaching practices rethinking and to the teaching and learning process in these early years of elementary school. The objective of this research occurred through the children's perspective and through the perception of how they experience and think about their own schooling process. It is considered that children have their own reading of the world and that this should be recognized and respected as presumptions for Critical Environmental Education in school. The research was accomplished in a public school in the city of Rio Grande / RS, initially with a 3rd year Elementary School class and in the following semester, individual meetings with four children, two that approved and two that failed. The methodology of ecological insertion was used in the school environment, in which different strategies were developed for the research with children, such as the accomplishment of play activities, photographic records, collective and individual conversations. From the students' statements, six categories became evident: Being a student; Being a teacher; Perceptions about school, Learning, Approval, and Failure. The interactions were recorded and transcribed in absolute, and data was analyzed qualitatively following the steps of the Grounded Theory. The results revealed that children perceive the schooling process from models, roles and labels attributed by society, such as social images of students and teachers. They understand that failure is blamed exclusively on teaching and recognize the school as a place of discipline, with the imposition of rules, and the teacher as the one who needs to be authoritative. They also present an ecological view about the school environment, in which they point out specificities that would make this ecological context more developed to receive its students. In short, this research points out the need for a children dialogical education, in which Environmental Education presents itself to the subjects as a possibility to develop a critical sense and a social belonging to act in the world and transform it.