Show simple item record

dc.contributor.advisor Calloni, Humberto
dc.contributor.author Silva, Maria de Fátima Santos da
dc.date.accessioned 2020-05-19T13:10:22Z
dc.date.available 2020-05-19T13:10:22Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation SILVA, Maria de Fátima Santos da. A Esperança que trata da terra: a agricultura convencional praticada na Quitéria/Rio Grande-RS e as possibilidades de mudança pelos caminhos da educação ambiental. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2008. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8730
dc.description.abstract A presente dissertação de mestrado versa sobre a agricultura convencional praticada na Quitéria e as possibilidades da efetivação da transição agroecológica por meio de um processo educativo e emancipador. A Quitéria é uma localidade do interior da cidade de Rio Grande, de colonização predominantemente portuguesa, onde a atividade econômica principal é a agricultura convencional e familiar. Partimos da análise da crise socioambiental que vivemos para mostrar que a agricultura convencional não pode ser vista de forma isolada, compartimentada ou fragmentada. Ela só pode ser entendida se inserida em um contexto maior de relação conflitual de exploração e dominação dos homens sobre a natureza. Os recursos naturais são usados sem a preocupação com a sua regeneração/preservação. As práticas agrícolas convencionais levam ao esgotamento dos solos, à destruição da biodiversidade, ao aprofundamento da crise socioambiental e das dificuldades econômicas e sociais das mulheres e homens que vivem no campo. A agricultura sustentável se apresenta como uma alternativa viável para fazer frente à crise que enfrenta a agricultura familiar hoje, além de ser um imperativo em função da necessidade de suplantar a forma de agricultura mecanizada, intensiva e de alto custo que foi solidificada a partir do Pacote Tecnológico da Revolução Verde. Nosso objetivo é discutir, além do que sustenta a agricultura convencional os caminhos que temos para a transição agroecológica, o papel que tem a cumprir tanto os órgão de assistência técnica, os agricultores e agricultoras, quanto os consumidores e todos os demais setores sociais que tem compromisso com a construção de uma sociedade justa e igualitária. A metodologia é entendida, neste sentido, como construção permanente no decorrer de nossa trajetória na busca por refletir acerca do problema de pesquisa. Partindo do estudo de caso, realizando entrevistas semi-estruturadas e observações e procedendo a apreciação dos dados por meio da análise qualitativa textual, A educação ambiental é entendida neste trabalho como educação política, crítica, participativa e emancipatória, inserida no projeto utópico de construção de um outro mundo possível. O dialogo constante e o respeito ao saber de todas as mulheres e homens é condição imprescindível para que possamos consolidar uma transição agroecológica que se paute na construção coletiva e na radicalização da participação de todos, como sujeitos de sua história, construtores da sua existência. pt_BR
dc.description.abstract The accurrency work is about the convencional agriculture in Quitéria and the transition agroecological effection possibilities for the emancipate and educational process way. Quitéria is located in Rio Grande coutryside, the colonization here is Portuguese, where the mainly economic activity is the convencional agriculture and family. Let’s start to analyse the socio environment that we can’t see it an isolated way, compartmented or fragmented. It just can be understood whether inserted in a conflicting relation context of exploration from men about the nature. The natural resources are used without worry with its regeneration/preservation. The convencional practical agricultural takes to the earth exhaustion, the biodiversity destruction is the reason to deep more the economic and social women and men situation who live in the coutryside. The rentable agriculture itself shows and achievable alternative to the crisis which dispute to the familiar agriculture today, besides being an imperative in function of necessity to supplant the mechanical agriculture way, intensive and whit a high cost which it was reinforced since the technology green revolution pack. Our goals are to discuss, besides what maintain the convencional agriculture to the path that we have to the transition agroecological, the role that it has to carry out both the technical assistance organ, the farmer, the consumer and all the social place that have commitment with fair and egalitarian society construction. The methodology is understood, in this case, as permanent construction in the pass off our trajectory. Researching for reflecting about the problem of search. Setting the case study, doing interview half structured, observations and proceeding to data appreciation behind textual qualitative analyses. The environment education is understood in this work as politics education, criticism, shard and emancipated, inserted in the utopian construction of another possible world. The constant dialog and the respect about the human being conditional in essencial for us consolited a transition agroecological in the collective construction and in the share radicalization for everbody, like subject in his story, constructer of his existence. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Crise socioambiental pt_BR
dc.subject Agricultura convencional pt_BR
dc.subject Agricultura sustentável pt_BR
dc.subject Transição agroecológica pt_BR
dc.subject Quitéria pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Social environmental crisis pt_BR
dc.subject Convencional agriculture pt_BR
dc.subject Rentable agriculture pt_BR
dc.subject Agroecological transition pt_BR
dc.title A Esperança que trata da terra: a agricultura convencional praticada na Quitéria/Rio Grande-RS e as possibilidades de mudança pelos caminhos da educação ambiental. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
  • Show simple item record