A educação ambiental na transformação do sistema de ensino e aprendizagem visando à promoção da sustentabilidade do desenvolvimento na práxis da engenharia civil.

Almeida, Julio Cesar Touguinha de

Abstract:

 
Esta pesquisa-ação realizada em nível de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande, adotando a linha da modelagem computacional sistêmica e apoiada nos princípios da pedagogia da complexidade, objetivou, através do pesquisador e de um grupo de estudantes de Engenharia Civil, elaborar um método de ensino e aprendizagem que, associado ao Pensamento Sistêmico e a modelagem computacional com o software STELLA (acrônimo traduzido do inglês como Laboratório de Aprendizagem Experimental com Animação para o Pensamento Sistêmico), torna a Educação Ambiental (EA) uma ferramenta que permite construir conhecimentos para uma Sustentabilidade do Desenvolvimento (SD) forte. Após elaborar o referencial de pesquisa, tendo desenvolvido o material instrucional que possibilitou observar os modelos mentais dos estudantes, caracterizados por concepções de senso comum a respeito das questões ambientais, estruturou-se um sistema de conhecimentos e aprendizagens que, configurado por um padrão de organização em rede onde as informações são processadas através de fluxos circulares, permitisse perceber as forças em jogo na complexa e dinâmica realidade do mundo. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que, delimitando o referencial teórico e permitindo a estruturação de uma rede sistêmica através de interações interdisciplinares entre teorias, métodos e ferramentas, levou à realização do projeto da estrutura do sistema de ensino e a elaboração dos passos de uma intervenção orientada pelo método da mudança sistêmica, promovendo o alcance dos objetivos desejados. Esse método envolveu ações de alavancagem orientadas pelos pressupostos da metodologia de projetos (MP), e culminou nos procedimentos didático-pedagógicos da disciplina de LAIEC I ministrada pelo pesquisador. Tais procedimentos se ampararam nas habilidades de reflexão e argumentação que encaminharam o aprender a aprender e também na visão sistêmica alcançada com as atividades de modelagem computacional com STELLA. Os resultados qualitativos e quantitativos de aprendizagem no domínio cognitivo, obtidos através do material instrucional, sugerem indícios de aprendizagens significativas no tocante às concepções de uma SD forte, e evidenciam um perfil muito bom de concepções a respeito das categorias dos objetivos da EA, associadas à consciência, conhecimentos, comportamentos, habilidades e a participação cidadã na busca de soluções para os problemas ambientais. Quanto às atividades com o software STELLA, onde os estudantes foram mediados pelo linguajar e pensar sistêmicos, através das informações transmitidas pelos aspectos das redes sistêmicas, estes demonstraram grande facilidade em desenvolver as atividades exploratórias e expressivas que os levaram a enxergar a EA e a gestão ambiental sistêmica (GAS) como agentes mitigadores dos impactos ambientais advindos da geração de energia elétrica. Ao final, observando a inter-relação entre as atividades com o software STELLA e o perfil muito bom dos estudantes na categoria dos objetivos da EA que abarca a capacidade e a habilidade para conceituar os princípios da complexidade ambiental, concluiu-se que é possível construir com sucesso um material instrucional e uma intervenção educativa que, ressaltando a importância da visão sistêmica para as questões ambientais do curso de Engenharia Civil, possam contribuir com uma proposta pedagógica coerente, capaz de promover a transversalização da EA no referido curso.
 
This research-action accomplished in a doctorate level in the Postgraduation Program in Environmental Education of the Federal University of Rio Grande, adopting the systemic computational modeling research line and supported by the complexity pedagogy principles objectified, through the researcher and a students' group of Civil Engineering, elaborate a teaching and learning method that, associated to the System Thinking and the computational modeling with STELLA (Structural Thinking Experimental Learning Laboratory with Animation) software, turns the Environmental Education (EE) a tool that allows the knowledge construction for a strong Development of Sustainability (DS). After the research framework elaboration, having developed the instructional material that enabled to observe the students' mental models, characterized by conceptions of common sense concerning about the environmental questions, it was structured a knowledge and learning system that, configured by an organization pattern in network where the information are prosecuted through circular flows, allowed to realize the forces that are at stake in the complex and dynamic reality of the world. In this context it was accomplished a bibliographical research defining the theoretical framework and allowing the structuring of a systemic network that through interdisciplinary interactions among theories, methods and tools, made possible to accomplish the teaching system structure project and the elaboration of an intervention guided by the systemic change method steps reaching the goals. This method, involved leverage actions guided by the projects methodology (PM) assumptions, and culminated in didactic- pedagogical procedures administered by the researcher in a specific subject. The procedures were based on the reflection and argumentation abilities that made possible the learn to learn and also in the systemic view reached with the STELLA computational modeling activities. The qualitative and quantitative results of learning in the cognitive domain, obtained through the instructional material, suggest indications of significant learning concerning the conceptions of a strong DS, and it shows a very good profile of conceptions concerning about of the goals categories of EE, associated to the conscience, knowledges, behaviors, abilities and the citizeness participation in the search of solutions for the environmental problems. Regarding the activities with STELLA software, where the students were mediated by the language and system thinking, through the information transmitted by the aspects of the systemic networks, they demonstrated a great easiness in the development of the exploratory and expressive activities that carried them to see EE and Environmental Management System (EMS) as mitigating agents of the environmental impacts that came from the electric power generation. At the end, observing the interrelation among activities with STELLA and the very good profile of the students in the goals category of EE that considers the capacity and the ability to judge the principles of the environmental complexity, we concluded that it is possible to build with success an instructional material and an educational intervention that, stressing the importance of the systemic view for the environmental questions of the Civil Engineering course, can contribute with a coherent pedagogical proposal, able to promote the EE's mainstreaming in the referred course.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)