Show simple item record

dc.contributor.advisor Machado, Carlos Roberto da Silva
dc.contributor.author Moraes, Bruno Emilio
dc.date.accessioned 2020-05-28T11:04:20Z
dc.date.available 2020-05-28T11:04:20Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation MORAES, Bruno Emilio. Reflexões por uma educação ambiental desde baixo : o cotidiano das comunidades utópicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8772
dc.description.abstract A educação ambiental está em crise. O processo de institucionalização deste campo do conhecimento, junto às esferas burocráticas dos aparelhos do Estado brasileiro, construiu um processo vertical e regulador que visa "conscientizar" a população sobre as questões ambientais. Entretanto, a degradação ambiental e as múltiplas formas de injustiça social seguem crescendo em todo o território nacional, o que demonstra a limitação dessa educação pensada desde cima. Neste contexto, a presente dissertação vem refletir sobre as possibilidades de uma educação ambiental "desde baixo", ou seja, a partir da vivência cotidiana de coletivos contra-hegemônicos, pautados na construção de uma sociedade socialmente e ambientalmente sustentável. Uma educação que não obedece aos processos regulatórios emanados pelo Estado e que não nasce de pequenas elites intelectuais, isoladas nos espaços acadêmicos, mas que emerge da vida comum e diária, num processo de negação dos modelos socioambientais impostos pela modernidade capitalista. Amparada pela metodologia etnográfica, a pesquisa de campo imergiu nas chamadas "comunidades utópicas" a fim de compreender a dimensão educativa que brota de sua vivencia alternativa. Portanto, o objetivo central dessa inserção é o de buscar inspirações que permitam pensar novos caminhos emancipatórios para a educação ambiental. pt_BR
dc.description.abstract La educación ambiental está en crisis. El proceso de institucionalización de este campo del conocimiento, a lo largo de las esferas burocráticas del aparato estatal brasileño, ha construido un proceso de regulación vertical y que tiene como objetivo "educar" al público acerca de las cuestiones ambientales. Sin embargo, la degradación del medio ambiente y las múltiples formas de injusticia social siguen creciendo en todo el país, lo que demuestra las limitaciones del pensamiento educativo desde arriba. En este contexto, el presente trabajo viene reflexionar sobre las posibilidades de una educación ambiental "desde abajo", es decir, desde la experiencia cotidiana de colectivos contra-hegemónicos, guiada en la construcción de una sociedad social y ambientalmente sostenible. Una educación que no cumpla con los procesos reguladores emitidos por el Estado y que no nace de la pequeña élite intelectual, aislado en áreas académicas, sino que emergen de la vida común y cotidiano, una negación de modelos ambientales impuestas por la modernidad capitalista. Con el apoyo de la metodología etnográfica, el trabajo de campo inmerso en las llamadas "comunidades utópicas" con el fin de comprender la dimensión educativa que surge de sus experiencias alternativas. Por lo tanto, el principal objetivo de esta inserción es buscar inspiraciones que pueden sugerir nuevas formas de emancipación para la educación ambiental. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Comunidades utópicas pt_BR
dc.subject Cotidiano pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.title Reflexões por uma educação ambiental desde baixo : o cotidiano das comunidades utópicas. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
  • Show simple item record