A transversalidade da educação ambiental no currículo da geografia na educação básica : aprendizagens potencializadas a partir de uma pesquisa-formação.

Faria, Silvana Campos Silveira

Abstract:

 
A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG em nível de mestrado, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (as). Investigou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais elementos formativos necessitam ser considerados para transversalizar a Educação Ambiental no currículo da Geografia na Educação Básica? O estudo constitui-se uma pesquisa-formação realizada nas Rodas de Formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/FURG no subprojeto da Licenciatura em Geografia. Apresenta-se os aportes teóricos sobre Educação Ambiental, Ensino de Geografia, e Formação de Professores. É uma pesquisa de cunho qualitativo (Moraes e Galiazzi 2007), a partir do olhar fenomenológico-hermenêutico (Gamboa, 2007). E para dar início à pesquisa proposta nesta dissertação, realizou-se, num primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica sobre as políticas públicas que tratam da institucionalização da Educação Ambiental no ensino formal e sobre o Ensino de Geografia na Educação Básica. A produção de dados constitui-se da seguinte forma: escrita sobre concepções em relação à Educação Ambiental; leituras de referenciais teóricos e políticas públicas educacionais que problematizaram sobre ensino de Geografia e Educação Ambiental; registros reflexivos os portfólios coletivos; postagens na Plataforma Moodle e realização de entrevista- reflexiva coletiva com a Comunidade Apreendente. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007) para categorizar os dados, e emergiram as seguintes categorias finais: "A articulação entre a universidade e a escola: diálogos potencializados na pesquisa formação" e "a práxis e a transversalidade: a Educação Ambiental no currículo da Geografia na Educação Básica". Com a pesquisa-formação emergiram elementos a serem considerados para transversalizar a Educação Ambiental no ensino da Geografia na Educação Básica, sendo indissociável a articulação entre a formação inicial e continuada, e imbricada a elas, a importância de levarmos em consideração as concepções de Educação Ambiental que constituem o professor, bem como seus conhecimentos sobre os conceitos que tangem esse campo do saber. Além disso, importa compreender a escola como uma teia de relações ao tentar superar as dicotomias presentes na ciência/ensino e entender as relações intrínsecas entre a Geografia e a Educação Ambiental. Consideramos, com isso, a práxis como um elemento basilar para significar as possibilidades de transversalizar a Educação Ambiental no currículo da Geografia na Educação Básica.
 
This research was developed at the Postgraduate program of Environmental Education at the Federal University of Rio Grande - FURG in master's level, in the search line Environmental Education: Teaching and Teacher Formation. We investigated the following research question: What elements need to be considered for transversality Environmental Education in geography curriculum in basic education? The study constitutes a research-formation carried out in the Institutional Program Training Wheels of the Teaching Initiation Scholarship - PIBID / FURG the subproject of the graduation in Geography. It presents the theoretical contributions on Environmental Education, Geography Teaching and Teacher Formation. It is a qualitative research (Moraes and Galiazzi 2007), from the phenomenological-hermeneutical look (Gamboa, 2007). And to start the proposed research in this dissertation was held, at first moment, a bibliographic research of public policies that address the institutionalization of Environmental Education in formal education and the Geography Teaching in basic education. The production data is constituted as follows: writing about conceptions in relation to Environmental Education; readings of theoretical frameworks and educational policies that approached about teaching Geography and Environmental Education; Reflective records the collective portfolios; posts in Moodle Platform and conducting collective reflective interviewed with the learning community. We used the Text Analysis Discourse de Moraes and Galiazzi (2007) to categorize the data, and emerged the following final categories: "The articulation between the university and the school: potentiated dialogues in training research" and "praxis and transversality: Environmental Education in the curriculum of Geography in Basic Education ". With research-formation emerged elements to be considered for mainstreaming Environmental Education in the teaching of Geography in Basic Education, thus indissoluble the link between initial and continuing Education, and imbricated them, the importance of we take into consideration the conceptions of Environmental Education which constituting the teacher, as well as their knowledge of the concepts that concern this field of knowledge. Furthermore, we must understand the school as a web of relationships to try to overcome the dichotomies present in science / teaching and understand the intrinsic relationship between Geography and Environmental Education. We consider, therefore, the praxis as a basic element to signify the possibilities of mainstreaming Environmental Education in the curriculum of Geography in Basic Education.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)