Abstract:
A presente Tese de doutorado em educação ambiental tomou como problema de pesquisa "Como os fotógrafos e suas fotografias fabricam uma natureza pampeana na atualidade?" e percorreu os caminhos teóricos metodológicos de autores da filosofia da diferença, como Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. O trabalho apoiou-se em ferramentas da análise do discurso foucaultianas e teve três fotógrafos pampeanos escolhidos como sujeitos de pesquisa, trazendo sua produção fotográfica para o corpus empírico. As fotografias registram um retrato de natureza do/no Pampa da atualidade. Além das imagens, a pesquisa contou com entrevistas realizadas com os fotógrafos. A partir do encontro com os referidos artistas, suas imagens foram selecionadas, sendo escolhidas por eles próprios. Tomando a natureza como formação discursiva, a pesquisa analisou uma territorialidade pampeana do sul do Brasil, no Rio Grande do Sul; do Uruguay; e da Argentina. Tomaram-se como questões de investigação: "Como se constitui o sujeito pampeano?"; "Como se estabelece a relação entre cultura e natureza na constituição do Pampa?"; "Como se entrelaçam os ditos e as fotografias pampeanas na fabricação de natureza?". A Tese está dividida em duas partes. Na primeira parte, houve o aprofundamento e a busca de alguns elementos genealógicos da formação histórica do Pampa, percorrendo referenciais que ajudassem na compreensão da formação discursiva de natureza pelos caminhos da história do presente de Michel Foucault. Foi investigada a fabricação de conceitos de natureza e também da figura cultural do gaúcho. Ditos e não ditos de entrevistas e fotografias evidenciaram três enunciados que foram analisados na segunda parte deste trabalho, sendo eles: "Uma campeira conexão / Uma urbana desconexão"; "Um duplo campeiro"; e "Natureza-Tempo". O primeiro nos traz os traços de uma modernidade que binariza o sujeito: um humano campeiro conectado à natureza, e seu duplo, um humano urbano e desconectado da natureza. O imagético nos trouxe a necessidade da delimitação da natureza em áreas protegidas. O segundo enunciado apresentou um duplo campeiro, ou um duplo modo de ser campeiro no espaço rural, dentro da problematização do que tomamos por natural e por cultural. Já o enunciado de Natureza-Tempo foi analisado a partir de enunciações que sustentaram um tempo para o Pampa, um tempo como possibilidade de existência estética num exercício em relação ao que é tomado por natureza. Sob a esteira da educação ambiental, houve a análise e problematização desta pesquisa. Uma educação ambiental que foi tomada como filosofia em que existências estéticas puderam ser pautadas e suspeitadas. Uma educação ambiental que se possibilitou enquanto ensaio, num exercício de pensar o pensamento. Um exercício de pensar o presente e permitir-se pensar diferentemente. Assim, esta pesquisa problematizou como o imagético nos provoca a pensarmos na produção de verdades como aquilo que vamos tomando por natureza no Pampa.
This doctoral thesis in environmental education has as its research problem "How do the photographers and their photographs fabricate a Pampean nature today?" and went through the theoretical methodological paths of authors of the philosophy of difference, such as Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze, and Félix Guattari. The work was based on Foucaultian discourse analysis tools and had three Pampean photographers chosen as research subjects, bringing their photographic production to the empirical corpus. The photographs register a nature scenario of the/in the Pampa of the current time. Besides the images, the research counted on interviews with the photographers. Parting from the encounter with the mentioned artists, their images were selected and chosen by themselves. Taking nature as a discursive formation, this research analyzed a Pampean territoriality of the south of Brazil, in Rio Grande do Sul; of Uruguay; and Argentina. The research questions prepared are: "How is the Pampean subject constituted?"; How is the relationship between culture and nature established in the constitution of Pampa?"; "How do sayings and Pampean photographs interweave in the fabrication of nature?". The Thesis is divided into two parts. In the first part, there was a deepening and search of some genealogical elements of the historical formation of the Pampa, using references that help in the understanding of the discursive formation of nature through the paths of the history of the present of Michel Foucault. The fabrication of concepts of nature and of the cultural figure of the gaucho was investigated. Sayings and not sayings of interviews and photographs showed three statements that were analyzed in the second part of this work: "A countryside connection / An urban disconnection"; "A countryside duality"; and "Nature-Time". The first one brings us the traits of a modernity that binarizes the subject: a landsman connected to nature, and his duality, an urban human disconnected from nature. The imagery has brought us the need to delimit nature in protected areas. The second statement presented a countryside duality, or a double way of being a landsman in the rural space, within the problematization of what we take for natural and for cultural. The statement of Nature-Time was analyzed from enunciations that sustained a time for the Pampa, a time as a possibility of aesthetic existence in an exercise related to what is taken by nature. Under the influence of environmental education, there was the analysis and problematization of this research. The environmental education was taken as a philosophy in which aesthetic existences could be ruled and suspected. The environmental education was made possible as an exercise of thinking: an exercise of thinking the present and allowing people to think differently. Thus, this research problematized how the imagery causes us to think about the production of truths as what we are taking by nature in the Pampa.