Abstract:
O bullying é um problema sério de relacionamento entre estudantes que recentemente começou a ser investigado no Brasil, em que raros são os programas de intervenção para esse tipo de violência. Em 2007, o Governo Federal criou o Programa Mais Educação (PME), o qual tem por objetivo promover a educação integral dos alunos nas escolas através de atividades socioeducativas em articulação com a comunidade, escola e família. Devido à estruturação do PME, e mediante utilização de referencial filosófico de Felix Guattari, foi defendida a tese de que as escolas que participam do PME possuem estratégias que contribuem para o enfretamento do bullying e, por isso, possuem menos casos deste tipo de violência em relação às escolas que não participam do programa. Teve-se como objetivo geral do estudo: avaliar os benefícios do PME para a prevalência do bullying escolar; e como objetivos específicos: verificar a prevalência e os tipos de bullying entre estudantes do Ensino Fundamental; investigar diferentes elementos associados ao bullying e avaliar a contribuição do PME na redução do bullying escolar; e analisar teoricamente o PME como uma possível estratégia micropolítica e microssocial de educação ambiental na contribuição para o enfrentamento da violência escolar, a partir do enfoque teórico de Guattari. A pesquisa de caráter exploratória seguiu metodologia quantitativa quase-experimental. Participaram do estudo 406 alunos matriculados entre o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental de sete escolas públicas municipais de uma cidade da região do sul do Brasil, divididas em dois grupos: intervenção (G-PME) e controle (G-C). O G-PME formado por quatro escolas que possuem o PME contou com 209 participantes. O G-C foi constituído por três escolas que não possuem o referido programa e teve a participação de 197 alunos. A coleta dos dados ocorreu, em 2014, mediante aplicação de um questionário construído, submetido à avaliação de especialistas e validado através de testes estatísticos, como a análise fatorial e alfa de Cronbach. Os dados foram analisados com o software SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 22.0, e submetidos a análises descritivas, análise de variância (ANOVA), Qui-quadrado e ao Teste t de Student. Os resultados evidenciaram elevada prevalência de alunos envolvidos com o bullying, sendo estatisticamente significativa a maior ocorrência entre meninas, destacando-se a sala de aula e o recreio como os locais de maior prevalência. Em se tratando do PME, os resultados demonstraram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre as escolas do G-C e do G-PME, revelando que o PME pode intervir em situações de bullying reduzindo o número de vítimas. Entre os tipos de bullying, verificou-se que o G-PME teve reduzida a maioria dos padrões de comportamento agressivo, com resultados estatisticamente significativos para "incomodação", no caso das vítimas e "forçou a fazer coisas que não queria", no caso do agressor. Os resultados revelaram, ainda, que no G-PME a satisfação dos alunos com a escola e a percepção da atuação da escola é estatisticamente significativa, sendo maior do que a das escolas do G-C; assim como a frequência de situações de bullying (vítima) é estatisticamente significativa, sendo menor nas escolas do G-PME. Por fim, pode-se comprovar que o PME atua como uma estratégia micropolítica e microssocial que pode contribuir com a educação ambiental para o enfrentamento da violência escolar e bullying.
Bullying is a serious problem of relationship between pupils, which has the highest incidence of involved. There is a new research topic in Brazil, few intervention programs for that kind of school violence. In 2007, the Federal Government created the Programa Mais Educação (PME), which aims to promote the integral education of pupils in schools through social and educational activities in conjunction with community, school and family. Due to the structure of PME, and by the use of philosophical framework of Felix Guattari, it has defended the thesis that schools participating PME have strategies that contribute to bullying coping and therefore have fewer cases of such violence in relation to schools that do not participate in the program. It had as main objective of the study: to evaluate the benefits of PME to the incidence of school bullying; and as specific objectives: to determine the incidence and types of bullying among students of elementary school; investigate different elements associated with bullying and evaluate the contribution of PME to reduce school bullying; and theoretically analyze the PME as a possible strategy of micropolitical and microsocial environmental education in contributing to the fight against school violence, from the theoretical approach of Guattari. The nature of research followed quantitative almost experimental methodology. The study included 406 students enrolled between the 5th and the 9th grade of elementary school seven public schools in a city in southern Brazil, divided into two groups: intervention (G-PME) and control (G-C). The G-PME made up of four schools that have the PME had 209 participants. The G-C was made up of three schools that do not have this program and was attended by 197 students. The data collection occurred in 2014, administered by applying one constructed questionnaire, submitted to evaluation of experts and validated by statistical tests such as factor analysis and Cronbach's alpha. The data was analyzed using SPSS (Statistical Package for Social Sciences), version 22.0, and submitted to descriptive analyzes, analysis of variance (ANOVA), Chi-square and Student's T-test. The results showed a high incidence of pupils involved in bullying, being statistically significant higher occurrence among girls, especially the classroom and playtime as the higher incidence of locations. In treating of PME, the results showed the existence of statistically significant differences between schools of G-C and G-PME, showing that the PME can intervene in bullying situations reducing the number of victims. Among the types of bullying, it was found that the G-PME had reduced most patterns of aggressive behavior, with statistically significant results for "annoyance" in the case of the victims and "forced to do things they did not want to" in case the perpetrator. The results also revealed that the G-PME student satisfaction with school and the perception of school performance is statistically higher than the schools in the G-C; as well as the frequency of bullying situations (victim) is statistically lower in schools G-PME. Finally, it can be proved that the PME acts as a strategy of micropolitic and microsocial that can contribute to environmental education for the fight against school violence and bullying.