(Re) visitando a prática educativa de professoras de São José do Norte: um olhar para as vivências em Educação Ambiental.

Opazo, Fernanda Mattos

Abstract:

 
Esta pesquisa tem como objetivo perceber como as professoras articulam as questões ambientais nas temáticas abordadas em sala de aula, de uma escola situada numa comunidade pesqueira, evidenciando a influência dos cursos de formação na concepção da Educação Ambiental. O presente estudo foi realizado durante o ano de 2006 em uma escola Municipal localizada em uma comunidade pesqueira no Município de São José do Norte, com a participação de três professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, utilizei entrevistas individuais, observações na sala de aula e no contexto geral da escola. Os dados coletados foram analisados qualitativamente por meio de análise de conteúdo. Através das narrativas, procurei resgatar as relações entre comunidade e escola, o que as professoras entendem sobre Educação Ambiental e como aplicam esses conhecimentos em sala de aula. O contato com as professoras e com o cotidiano da escola revelou as dificuldades encontradas por elas em trabalhar com o conteúdo cultural dos alunos, na maioria filhos de pescadores, que moram na encosta da Lagoa dos Patos em meio à poluição, a falta de saneamento básico entre outros. Estas carências influenciam a ação das professoras e seu papel no processo educativo. Ao concluir o estudo, pude perceber que as professoras têm conhecimento e expressam a necessidade de que os sujeitos estejam conscientizados sobre as questões ambientais relacionadas à pesca e a poluição. No entanto, elas não se colocam no processo, não se sentem responsáveis por isso. O que reforça uma visão antropocêntrica da EA.
 
The goal of this investigation is to understand how the teachers articulate the ambient questions in the thematic boarded in classroom of a school located in a fishing community. This investigation evidences the influences of the formation courses in the environmental Education conception. This study was done at 2006 in a municipal school located in a fishing community of São José do Norte city, with the participation of three teachers of the initial years. For that, I used individual interviews, classroom and school general context observations. The collected data were qualitatively analyzed through content analysis. Through interviews, I looked for to rescue what teachers understand about environmental Education and how they apply this knowledge in classroom. The contact with the teachers and the daily of the school showed the difficulties found by them at working with the cultural content of the students, witch at most are fishing children and live in the side of Lagoa dos Patos in way to the pollution, lack of basic sanitation, among other things. These lacks influence the teachers’ action and her role in the educative process. Concluding the study, I could perceive that the teachers had knowledge and they express the necessity of that the citizens are acquired knowledge about the ambient questions related to fish and the pollution. However, they do not place themselves in the process, and do not feel themselves responsible therefore. This strengthens an anthropocentric vision of the environmental Education.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)