A complexidade na formação do técnico como sujeito ecológico a partir das relações entre trabalho, currículo e capitalismo no CEFET/RS.

Souza, Marco Antônio Simões de

Abstract:

 
Esta dissertação teve por objetivo investigar as possibilidades de vinculação entre o ensino técnico profissionalizante ministrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS) e a Educação Ambiental (EA) na visão de Isabel de Carvalho. Analisou-se o discurso de integrantes de três segmentos da Instituição: egressos, professores e direção. Para tanto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas a fim de estabelecer, numa perspectiva qualitativa, um diálogo com o pensamento da Complexidade segundo a visão de Edgar Morin. Para analisar os dados, foi utilizada a metodologia da Análise Textual Qualitativa proposta por Roque Moraes. As categorias que emergiram do processo de análise foram Currículo, Trabalho e Capitalismo. As análises evidenciaram a preocupação com a formação humanística dos educandos e a vinculação entre currículo do ensino técnico, mercado de trabalho e modo de produção capitalista, na busca de mudanças nas perspectivas do técnico diante das constantes transformações tecnológicas do mercado e das relações de trabalho. A discussão das categorias permitiu vislumbrar o estabelecimento de relações do Ensino Técnico com a Educação Ambiental a partir da problematização dos valores do capitalismo e da maneira pela qual estes valores estão presentes, enquanto ideologia, na construção do currículo e no conceito capitalista de trabalho. Foi possível constatar, também, que é necessário discutir a fragmentação do currículo, contraposta à visão complexa e interdisciplinar da EA, a fim de proporcionar uma reflexão ética e ecológica sobre o relacionamento entre sociedade e meio ambiente.
 
This work aimed at investigating the possibilities of connections between Technical Education at Pelotas Federal Center for Technological Education (CEFET-RS) and Environmental Education (EA) in Isabel de Carvalho’s point of view. We started analyzing the speeches of people who take part in three different segments of CEFET-RS: students, teachers and board of directors. We organized semi structured interviews in order to establish a dialogue between the speeches and Edgar Morin’s view of Complexity. To analyze the data, we used Roque Moraes’ Qualitative Textual Analysis. The categories that emerged from the analysis process were Curriculum, Work and Capitalism. The data analysis evidenced concerns on humanistic instruction for the students and relations among Technical Education’ curriculum, job market and the capitalist productive mode, in the sense of seeking other possibilities for technician job, facing the technological and work relationships changes in the job market. Category discussion allowed us a better understanding on Technical Education’s associations to EA starting from the debate of Capitalism values in Technical Education and the way these values are present as a political ideology in the constitution of its curriculum and in the capitalist conception of “work”. This discussion also allowed us to identify that it is necessary to debate curriculum fragmentation, opposed to the complex and interdisciplinary EA view, in order to propose ethical and ecological considerations on the relationships between Society and Environment.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)