Abstract:
Este estudo, inserido na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de
Educadores(as) (EAEFE), teve como objetivos investigar que idéias os alunos, do Curso de
Projetos e Instalações Elétricas do Colégio técnico Industrial - Prof. Mário Alquati (CTI) da
Universidade Federal do Rio grande, apresentam sobre o tema Energia Elétrica e suas
implicações no Ambiente; como estes estudantes interagiam frente à nova proposta de se
abordar os conteúdos da disciplina contemplando aspectos ambientais, com o auxilio de
software específico, trabalhando em duplas frente ao computador; se os mesmos
apresentavam evidências de pensamento sistêmico ao realizarem as atividades expressivas,
após trabalharem temas referentes à energia elétrica e sua relação com o meio ambiente. A
metodologia de trabalho constou de duas fases distintas. Foi elaborado um questionário,
submetido à avaliação prévia de alguns especialistas na área de Educação e Educação
Ambiental para fins de validação do conteúdo do teste, abordando questões sobre as
dimensões da energia elétrica relacionadas à geração, produção e conseqüentes impactos
ambientais. Foram implementadas, como possibilidade de complementação ao questionário,
atividades de caráter expressivo, através da elaboração de mapas conceituais para a
modelagem do pensamento com o auxílio do software Cmap-Tools, visando investigar se os
alunos apresentavam evidências de pensamento sistêmico. Os dados obtidos referentes aos
dois instrumentos foram interpretados através de gráficos, tabelas e redes sistêmicas tomando
como principais referenciais para análise o Modelo de Desenvolvimento Econômico de Dias
(2004), o Balanço Energético Nacional (2007) e o trabalho de Kurtz dos Santos et al. (1997).
Os resultados sugerem que os estudantes apresentaram um grau razoável de entendimento
sobre os temas tratados, e evidenciaram na sua grande maioria a presença de pensamento
sistêmico ao externalizarem suas idéias através da construção de seus mapas conceituais.
This study inserted in the line of research Environmental Education: Teaching and teachers
in-service aimed to investigate which ideas the students, from the Evening Course of Projects
and Electrical Installations from the Technical Industrial School - Professor Mário Alquati
(CTI) from Federal University of Rio Grande, present about the theme Electrical Energy and
its implications in the environment; how these students interacted to a new proposal to
approach the contents of the course contemplating environmental aspects, with the help of an
specific software , working two by two in the computer; if they presented evidence of
systemic thinking when they accomplished the expressive activities after working themes
referring to electrical energy and its relationship with the environment . The work
methodology comprised two distinct phases: at first a questionnaire was made up, and
submitted to a previous evaluation of some experts from the area of Education and
Environmental Education in order to validate the contents of the test. It approached questions
about the dimensions of electrical energy related to generation, production and consequent
environmental impacts. Secondly, activities in which they could express themselves were
implemented, as a possibility to complement the questionnaire through the elaboration of
conceptual maps for modeling their opinion with the help of the software Cmap-Tools, aiming
to investigate if students present evidence of systemic thinking. The data obtained, related to
the two collected instruments, were interpreted through graphics, tables and systemic nets
considering the Economical Development Model of Dias (2004), the National Energetic
Balance (2007) and the work from Kurtz dos Santos et al. (1997) as main referential. The
results suggest the students present a reasonable degree of understanding about the theme
mentioned before, and evidenced in great majority the presence of systemic thinking when
they express their ideas through the construction of conceptual maps.