dc.contributor.advisor |
Veras Neto, Francisco Quintanilha |
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dc.contributor.author |
Silva Filho, Clêncio Braz da |
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dc.date.accessioned |
2020-09-14T22:08:49Z |
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dc.date.available |
2020-09-14T22:08:49Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.citation |
SILVA FILHO, Clêncio Braz da. Educação ambiental transformadora e bacharelismo: uma leitura a partir de Pierre Bourdieu. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8978 |
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dc.description.abstract |
Esta dissertação trata do ensino jurídico dos bacharéis em direito a partir da teoria
da reprodução de Pierre Bourdieu e da teoria da Educação Ambiental
Transformadora. Primeiramente é debatida a importância da educação no panorama
contemporâneo de desenvolvimento econômico, contextualizando, justificando e
delimitando o problema do sistema de ensino e dos bacharéis em direito frente a
este. O objetivo geral é investigar a representação do discente em direito acerca do
sistema de ensino na sociedade capitalista contemporânea através da teoria da
reprodução de Pierre Bourdieu e dos valores da educação ambiental
transformadora. Após são narradas as experiências e trajetórias do autor, denotando
o seu envolvimento com as questões da educação e do meio ambiente, bem como
do próprio objeto de pesquisa, que compõe desta maneira o método da observação
participante. É detalhada a teoria da reprodução de Pierre Bourdieu, especialmente,
em relação aos conceitos de ação pedagógica, violência simbólica, sistema de
ensino, trabalho pedagógico, trabalho escolar, autoridade pedagógica, comunicação
pedagógica, relação pedagógica, exclusão. Depois de descritos e analisados seus
principais conceitos e visões acerca do ensino; é analisada a relação de
complementaridade e contradição perante a Educação Ambiental Transformadora
inserida no modo de produção capitalista. É descrito o funcionamento do campo
jurídico, apresentando o método sociológico de Pierre Bourdieu para compreender o
ensino e o trabalho jurídico. Consequentemente analisa o lugar do bacharel no
sistema de ensino e no campo jurídico. Analisa os dados coletados junto a uma
turma de segunda série do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande
– FURG. Produz uma crítica a tal ensino e descreve as potencialidades
transformadoras do mesmo em torno do conceito de justiça. Apresenta o conceito de
justiça ambiental sob os princípios da educação ambiental transformadora e da
teoria dos híbridos de François Ost e Bruno Latour. Por fim, serão deduzidas as
considerações finais acerca dos resultados obtidos neste estudo. Conclui-se que por
meio conceito de justiça ambiental sob os princípios da educação ambiental
transformadora e da teoria dos híbridos de François Ost e Bruno Latour ofereça-se
ao campo jurídico um horizonte. Neste sentindo, um espaço intermediário entre o
homem e a natureza, onde o valor do justo possa ser reapresentado. Justiça que
consiga conectar os resultados do trabalho jurídico a realidade socioambiental, de
modo que perceba que não se faz justiça distante dos conflitos instalados pelo
capitalismo. De forma, que o habitus jurídico transformador se constitui a partir de
uma visão maior do que é a vida, que não é uma vida externa depositada na
natureza, se não uma vida que é a relação de si, do outro e do meio. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation deals with legal education of law graduates from Pierre
Bourdieus’s theory of reproduction and theory of Transformative Environmental
Education. Firstly it is discussed the importance of education in the contemporary
perspective of economical development, contextualizing, explaining and delimiting
the problem of the educational system and law graduates towards it. The general
objective is to represent the portray of the law student due to the teaching system in
the contemporary capitalist society through the Pierre Bourdieus’ reproduction theory
and the values of the transforming environmental education. After are narrated the
experiences and trajectories of the author, denoting their involvement with the issues
of education and the environment, as well as the research object itself, thus
composing the method of participant observation. It detailed the theory of
reproduction by Pierre Bourdieu, especially in relation to the concepts of pedagogical
action, symbolic violence, educational system, educational work, school work,
pedagogical authority, pedagogical communication, pedagogical relationship,
exclusion. Once described and analyzed their main concepts and insights about
teaching, analyzes the relationship of complementarity and contradiction before the
Transformative Environmental Education inserted into the capitalist mode of
production. It described the functioning of the legal field, presenting the sociological
method of Pierre Bourdieu to understand the teaching and legal work. Consequently
analyzes the place of the bachelor in education and legal field. Analyzes data
collected from a class of second series in the Law Course at the Universidade
Federal do Rio Grande - FURG. Produces a criticism of such teaching and describes
the transformative potential of the same environment of the concept of justice. It
presents the concept of environmental justice under the principles of transformative
environmental education by François Ost and Bruno Latour’s theory of hybrid.
Finally, the final considerations about the results obtained in this study will be
deducted. It follows that through the concept of environmental justice under the
principles of transforming environmental education and of the theory of hybrids from
François Ost and Bruno Latour to be offered the legal field a horizon. In this sense,
an intermediate space between man and nature, where the value of the just can be
resubmitted. Justice that could connect the results of legal work to the socioenvironmental reality, in a way it can be perceived that justice is not done apart from
the conflicts installed by capitalism. Such that the transforming legal habitus is set up
out of a view bigger than what life is, that is not an external life deposited in nature,
but a life that is relation with itself, with the other and the environment. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
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dc.subject |
Educação ambiental transformadora |
pt_BR |
dc.subject |
Bacharelismo |
pt_BR |
dc.subject |
Direito |
pt_BR |
dc.subject |
Justiça ambiental |
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dc.subject |
Pierre Bourdieu |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Transformative environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor of law |
pt_BR |
dc.subject |
Law |
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dc.subject |
Environmental justice |
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dc.subject |
Pierre Bourdieu |
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dc.title |
Educação ambiental transformadora e bacharelismo: uma leitura a partir de Pierre Bourdieu |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
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