dc.contributor.advisor |
Jelinek, Karin Ritter |
|
dc.contributor.author |
Adam, Márcia Viviane dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-18T15:54:25Z |
|
dc.date.available |
2020-09-18T15:54:25Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
ADAM, Márcia Viviane dos Santos. Alfabetização matemática e literatura infantil: possibilidades para uma integração no ciclo de alfabetização. 2020. 62 f. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências exatas) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8992 |
|
dc.description.abstract |
No decorrer da Educação Básica, percebe-se que os alunos possuem dificuldade em
compreender os conteúdos ensinados em Matemática, pois não desenvolveram conceitos necessários para essa compreensão nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo no Ciclo de Alfabetização. Sabe-se da importância da utilização de estratégias de ensino diversificadas para que os estudantes construam nessa etapa conceitos matemáticos, próprios da Alfabetização Matemática, que são tidos como base para o seu sucesso nessa disciplina nos demais níveis do ensino. Além disso, percebe-se que há no Ciclo de Alfabetização uma preocupação por parte dos professores em abordar os conceitos Matemáticos voltados para a Unidade Temática dos Números, deixando muitas vezes de trabalhar os conceitos das demais Unidades propostas pela BNCC: Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística. Nos últimos anos, o Ministério da Educação enviou para as escolas por meio do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) acervos de Literatura Infantil para utilização nas salas de aula. Muitos desses livros permitem a introdução e a construção de conceitos matemáticos das diversas Unidades
Temáticas que necessitam ser abordados no Ciclo de Alfabetização. Entretanto, os mesmos muitas vezes ficam guardados ou são subutilizados pelos professores alfabetizadores. Dessa maneira propõe-se a seguinte pergunta: como é possível utilizar as histórias infantis para explorar conceitos matemáticos no Ciclo de Alfabetização? Para responder a essa questão pretende-se realizou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa de caráter documental, na qual se propôs a professores alfabetizadores um questionário com o objetivo de compreender a percepção dos professores acerca desta temática. Além disso, analisou-se cinco livros de Literatura Infantil enviados para as escolas públicas pelo PNLD, buscando neles possibilidades que permitam introduzir, abordar e construir conceitos matemáticos fundamentais para a construção plena de uma Alfabetização Matemática. A partir desta pesquisa estruturou-se um produto educacional que espera oferecer suporte aos professores para a utilização dessas histórias infantis nas aulas de Matemática do Ciclo de Alfabetização. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
During the Elementary School it is observed the students have some difficulties in
understanding some taught subjets in Mathematics because they didn’t develop the necessary concepts for this acquisition in the early levels of the Elementary School, mainly in the Language Literacy Level. It is known the importance of the use of many different learning strategies for the Literacy Level students can build Mathematical terms, in particular in Mathematical Literacy, which is the basis for the students success in this specific discipline and for the higher levels of their learning. Besides, the Literacy Level teachers are concerned to approach the Mathematical concepts focused on the Thematic Unity of the Numbers, and they forget many times to teach the others concepts of the unities of the BNCC (Common Curricular (National Basis) such as: Algebra, Geometry, Quantities and Mesures, Probability, and Statistics. In the last years The Ministery of Education, by School Library National Program (PNBE) and Didatic Book National Program (PNLD), sent to schools children’s literature collections to be used in the classrooms. Many of these books give a chance the introduction and the construction of the mathematical terms of many different Thematic Unities which needs to be adressed during the Language Literacy Level. However, sometimes those books are kept in the bookshelves or not used properly by the language literacy teachers. In this way, it is
proposed the following question: How is it possible to use the children’s stories to explore the Mathematical terms during the Language Literacy Level? Aiming to answer that question it was intended to do a research mostly in a qualitative documental source, which it was offered to the language literacy teachers to answer a questionnaire with the aim of understanding the view of the teachers about the subject of this work. In addition, five children’s books sent to the public schools by the PNLD were analysed, searching possibilities that could introduce, address and the essencial mathematical concepts to the perfect development of the Mathematical Literacy. From this research it was structured an educational objective hoping to offer a support to the teachers in using the children’s stories in their Mathematical Literacy Level classrooms |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ciclo de alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Children’s Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Language Literacy Level |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetização matemática e literatura infantil: possibilidades para uma integração no ciclo de alfabetização |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |