IMEF - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
Browse by
Recent Submissions
-
Colabquímica : reflexões acerca de uma nova plataforma virtual colaborativa para professores de química
(2023) -
Tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta de acessibilidade no ensino de química
(2020)Historicamente, os surdos são, em sua maioria, marginalizados nos processos educativos e, em cursos de Ciências Exatas, muitas vezes falham em obter os conhecimentos científicos e tecnológicos devido à abstração de ... -
A percepção de professores e alunos do sexto ano do ensino fundamental sobre os problemas de aprendizagem da Matemática
(2020)Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com estudantes e professores, tendo a intenção de identificar motivos que dificultem a aprendizagem em relação aos conteúdos de Matemática. A pesquisa objetivou confrontar os ... -
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o mapeamento do campo conceitual do cálculo : um estudo dos conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes nos cursos de Engenharias Agroindustriais
(2019)O nosso entendimento, como professor de Matemática da Educação Superior, das dificuldades dos alunos ingressantes nos cursos de Engenharias, no desenvolvimento das atividades de matemática, e dos altos índices de reprovação ... -
Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes
(2019)O Ensino da Matemática tem sido alvo de críticas, uma vez que os índices das avaliações externas (ANA, SAEB), que medem o desempenho dos estudantes nesta disciplina, vem se mostrando insatisfatório. Acredita-se que a ... -
Da Feira de Ciências à sala de aula: a pesquisa como caminho didático no ensino de Ciências e Matemática nos anos finais do ensino fundamental
(2019)Essa dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida a partir do contexto de uma Feira de Ciências municipal e dos entendimentos em relação à pesquisa em sala de aula produzidos por professores de ... -
Educação do Campo e Educação Matemática: uma articulação possível?
(2019)Esta pesquisa, realizada na área da Educação do Campo e da Educação Matemática, tem como objetivo analisar as possíveis articulações entre os saberes advindos das vivências da realidade do campo e os conhecimentos ... -
Sala de aula invertida com experimentação no ensino da óptica na educação básica
(2019)O presente trabalho relata, analisa e discute a construção e implementação de uma Sala de Aula Invertida (SAI) com experimentação no ensino da óptica geométrica na Educação Básica. O material produzido resultou no ... -
A experimentação em Ciências cocriada com professores: uma experiência na pós-graduação em ensino de Ciências exatas.
(2019)A dissertação de mestrado profissional, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/FURG), tem o propósito de contribuir com a formação permanente dos professores de Ciências. Assumimos ... -
Alfabetização matemática e literatura infantil: possibilidades para uma integração no ciclo de alfabetização
(2020)No decorrer da Educação Básica, percebe-se que os alunos possuem dificuldade em compreender os conteúdos ensinados em Matemática, pois não desenvolveram conceitos necessários para essa compreensão nos anos iniciais do ...