Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes
Abstract:
O Ensino da Matemática tem sido alvo de críticas, uma vez que os índices das avaliações externas (ANA, SAEB), que medem o desempenho dos estudantes nesta disciplina, vem se mostrando insatisfatório. Acredita-se que a formação continuada dos professores possa atenuar essa realidade. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a responder à seguinte pergunta: Quais as contribuições da formação continuada no processo de (re)construção dos saberes docentes de um grupo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais? A referida pesquisa, desenvolvida no município de Caraá, RS, trata sobre os processos de elaboração, aplicação e análise de um curso de extensão que viabilizou a construção do produto educacional: “De professor para professor: Repensando o Ensino da Matemática nos anos iniciais através de atividades comentadas”. Em termos de metodologia, o estudo realiza uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada como uma pesquisa-ação, cujos instrumentos para coleta de informações se pautam em questionários, uso das mídias, diário de pesquisa, observação e roda de conversa. No que se refere ao Ensino da Matemática, o referencial teórico foi baseado nos autores Nacarato (2005 e 2013), Kamii (2012), Lorenzato (2012), Nacarato Mengali e Passos (2014) e nos documentos PCN (1997) e BNCC (2017). Quanto à formação continuada, o referencial teórico foi fundamentado nos autores: Shulman (1992), Nóvoa (1995), Nunes (2000), Curi (2005), Souza (2007 e 2014), Tardif (2014), entre outros. A partir da análise dos registros, chegou-se à conclusão de que os programas de formação continuada, quando estruturados de acordo com as reais necessidades do grupo ao qual se destina, podem promover a (re)construção dos saberes docentes e, consequentemente, mudanças significativas na postura do professor em sala de aula.