Abstract:
O presente trabalho relata, analisa e discute a construção e implementação de uma
Sala de Aula Invertida (SAI) com experimentação no ensino da óptica geométrica na
Educação Básica. O material produzido resultou no “Roteiro de aplicação de Sala de
Aula Invertida com experimentação no ensino de óptica geométrica”, produto educacional relacionado com esta dissertação de mestrado profissional e direcionado a professores de Física da Educação Básica. A SAI foi aplicada em duas turmas de 2° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual situada no interior do Rio Grande do Sul. A SAI é uma ferramenta educacional considerada parte das metodologias ativas de ensino. Esta abordagem consiste em inverter o processo de aprendizagem do aluno, as tarefas antes executadas em casa, são feitas em aula e, as tarefas usualmente feitas em sala de aula, na SAI, são realizadas em casa. O aluno passa a ser agente do seu conhecimento, sendo parte integrante, atuante e responsável no processo de ensino e da aprendizagem. A apresentação do conteúdo é realizada em um momento fora e anterior ao encontro presencial, o que ocasiona um ganho de tempo substancial em sala de aula. Nesta proposta de SAI, o tempo “extra” foi utilizado para rodas de conversa, questionários, pesquisas, atividades em grupo e realização de atividades experimentais que objetivaram o protagonismo do aluno durante o processo de aprendizagem. O material didático contendo a apresentação teórica do conteúdo, exemplos, exercícios e questões norteadoras de pesquisa foi enviado aos alunos por uma rede social. O celular esteve presente como ferramenta tecnológica para pesquisa, consulta e registro de informações. As atividades experimentais oportunizaram ao aluno que relacionasse a teoria estudada com a prática através da realização de experimentos nos quais o aluno atuou ativamente, manipulando, trocando variáveis e registrando suas percepções e conclusões. A aplicação da SAI com experimentação provocou a aproximação do aluno com o ensino da óptica além de potencializar as interações ocorridas entre os colegas e professora. Durante a SAI os alunos participaram ativamente mostrando interesse e dedicação pelos estudos.
This work reports, analyzes and discusses a construction and implementation of a
Flipped Classroom (SAI) with experimentation in the teaching of geometric optics in
Basic Education. The produced material resulted in the “Application Guide of a Flipped
Classroom with experimentation in the teaching of geometric optics”, an educational
product related to this professional master's dissertation and directed to a Basic
Education Physics teachers. The SAI was applied to two high school classes in a State
School located in the interior of Rio Grande do Sul. The SAI is an educational tool
considered part of the active teaching methodologies. This approach consists of
reversing the student's learning process, the tasks that usually are performed at home,
are done in class, and the tasks usually done in the classroom, in the SAI, are carried
out at home. The student becomes an agent of his knowledge, being an integral part,
active and responsible in the process of teaching and learning. The presentation of the
content is performed at a moment outside and before the classroom, which results in
a substantial gain of time in the classroom. In this SAI proposal, the gain of time was
used for conversation wheels, questionnaires, research, group activities and
experimental activities aiming at the protagonism of the student in the learning process.
The didactic material containing the theoretical presentation of the content, examples,
exercises and research guiding questions was sent to the students through a social
network. The cell phone was present as a technological tool for research, consultation
and information recording.The experimental activities allowed the student to relate the
theory studied with the practice by conducting experiments in which the student acted
actively, manipulating, exchanging variables and recording their perceptions and
conclusions. The application of the SAI with experimentation brought the student closer
to the teaching of optics, besides enhancing the interactions that occurred between the
colleagues and teacher. Students actively participated in SAI showing interest and
dedication to their studies