Abstract:
A dissertação de mestrado profissional, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/FURG), tem o propósito de
contribuir com a formação permanente dos professores de Ciências. Assumimos a
escrita como modo de refletir sobre as práticas pedagógicas e consequentemente, a
promoção da autoformação docente. O estudo foi realizado em uma perspectiva da
pesquisa-ação, numa abordagem crítico-colaborativa a partir da coparticipação entre
os sujeitos envolvidos, inclusive a professora pesquisadora. Para isso foi constituído
no âmbito de uma disciplina do programa de pós-graduação, um ambiente propício à
partilha de ideias, à reconstrução dos saberes, em torno das atividades
experimentais. A presente dissertação é norteada pelo seguinte questionamento:
Que aspectos teórico-práticos emergem sobre atividades experimentais em
Ciências, em um processo de formação de professores, em uma disciplina do
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas? A partir da análise de
aspectos emergentes, dos registros do processo formativo, traçamos como objetivo
geral constituir o Produto Educacional - Relatos de um Processo Formativo Coletivo:
a Experimentação em Ciências Cocriada com Professores, que acompanha a
dissertação. O Produto Educacional versa sobre as atividades experimentais, em
forma de relatos da experiência vivida pela pesquisadora, a partir das ações
coletivas de um grupo de professores em formação, na disciplina de Atividades
Experimentais no Ensino de Ciências e Física na Educação Básica, desenvolvida no
primeiro semestre de 2018, no supracitado curso de mestrado. O presente trabalho
constitui-se de quatro capítulos: no primeiro, traz o resgate acadêmico-profissional
da pesquisadora; no segundo capítulo, desenvolvemos as interlocuções teóricas que
nos orientaram na apropriação e aprofundamento dos conceitos emergentes do
processo formativo; no terceiro capítulo, realizamos a descrição da experiência
vivida, em torno da experimentação em Ciências; no quarto capítulo, apresentamos
o movimento de análise dos aspectos emergentes na descrição. Encerramos a
escrita desta pesquisa, reafirmando nossa crença na formação permanente dos
professores em ciência exatas, a partir da escrita reflexiva, da dialogicidade, da
partilha dos saberes da experiência, no indagar/questionar no coletivo, sobre as
atividades experimentais em Ciências.
The dissertation of professional master's degree, developed in the Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/FURG), aims to contribute to
the ongoing training of science teachers. We assume writing as a way of reflecting
pedagogical practices and, consequently, the promotion of teacher self-training. The
study was carried out from an action-research perspective, in a critical-collaborative
approach based on co-participation among the subjects involved, including the
researcher teacher. For this purpose, the study was constituted within a postgraduate
program discipline, a favorable environment to sharing ideas, to the reconstruction of
knowledge, around the experimental activities. The present dissertation is guided by
the following question: What theoretical-practical aspects emerge about experimental
activities in Sciences, in a process of teacher training, in a Master's Degree Program
in Teaching Exact Sciences? From the analysis of emergent aspects, from the
records of the formative process, we have as a general objective to constitute the
Educational Product - Reports of a Collective Formative Process: the
Experimentation in Sciences Coined with Teachers, which accompanies the
dissertation. The Educational Product is about the experimental activities, in the form
of reports of the lived experience by the researcher, based on the collective actions
of a group of teachers in formation, in the discipline of Experimental Activities in
Teaching Sciences and Physics in Basic Education, developed in the first semester
of 2018, in the aforementioned masters course. The present work consists of four
chapters: in the first one, it brings the academic-professional rescue of the
researcher; in the second chapter, we developed the theoretical dialogues that
guided us in the appropriation and deepening of the emerging concepts of the
formative process; in the third chapter, we describe the lived experience, around the
experimentation in Sciences; in the fourth chapter, we present the movement of
analysis of emerging aspects in the description. We conclude the writing of this
research, reaffirming our belief in the permanent formation of teachers in Exact
Science, from the reflective writing, the dialogue, the sharing of knowledge from
experience, in the inquiry / questioning in the collective, about the experimental
activities in Sciences.