Abstract:
Esta pesquisa, realizada na área da Educação do Campo e da Educação
Matemática, tem como objetivo analisar as possíveis articulações entre os saberes
advindos das vivências da realidade do campo e os conhecimentos matemáticos que
integram os currículos escolares, feitas pelos diferentes sujeitos de comunidades do
3º distrito de Santo Antônio da Patrulha, estado do Rio Grande do Sul. Os
referenciais teóricos que fundamentam este estudo situam-se na Educação do
Campo, Educação Matemática e Formação de Professores. Os instrumentos de
pesquisa realizados consistem em entrevistas e visitas a algumas famílias das
comunidades que integram o contexto estudado. O mapeamento das famílias se deu
através do diálogo com os gestores das escolas, buscando por atividades
econômicas que caracterizam a região. Dessa forma, a produção do açúcar mascavo
e do melado, a fabricação da vassoura e o mercado constituem o trabalho das
famílias visitadas. Esses sujeitos do campo estabelecem poucas relações entre os
conhecimentos matemáticos escolares e os saberes próprios do contexto do campo,
reforçando essa como uma responsabilidade do professor. Com o intuito de auxiliar o
docente no desenvolvimento de tais articulações, o produto educacional viabiliza
atividades e reflexões que podem servir de subsídio no aperfeiçoamento da prática
docente, vislumbrando a valorização dos saberes do aluno do campo.
This research, carried out in the field of Field Education and Mathematical Education,
the objective ist o analyze the possible articulations between the know ledge coming
from the experience soft he reality of the field and the mathematical know ledge that
integrate the school curricula, made by the different subjects of the communities of
the 3 rd district of Santo Antônio da Patrulha, estat of Rio Grande do Sul. The
theoretical references that underlie this study are in the field education, mathematics
education and teacher training. The research instruments consisted of interviews and
visits to some families of the communities that integrate the studied context. The
mapping of families took place through dialogue with school managers, looking for
economic activities that characterize the region. Thus, the production of brown sugar
and molasses, the manufacture of broomand the market constitute the work of the
families visited. These field subjects establish few relationships between school
mathematical knowledge and the knowledge proper to the field context, reinforcing
this as a teacher responsibility. In order to help the teacher in the development of
such articulations, the educational product enables activities and reflections that can
serve as a subsidy in the improvement of teaching practice, envisaging the
appreciation of the student in the field.