Educação do Campo e Educação Matemática: uma articulação possível?

Silva, Gioconda Marisol Luz Lima

Abstract:

 
Esta pesquisa, realizada na área da Educação do Campo e da Educação Matemática, tem como objetivo analisar as possíveis articulações entre os saberes advindos das vivências da realidade do campo e os conhecimentos matemáticos que integram os currículos escolares, feitas pelos diferentes sujeitos de comunidades do 3º distrito de Santo Antônio da Patrulha, estado do Rio Grande do Sul. Os referenciais teóricos que fundamentam este estudo situam-se na Educação do Campo, Educação Matemática e Formação de Professores. Os instrumentos de pesquisa realizados consistem em entrevistas e visitas a algumas famílias das comunidades que integram o contexto estudado. O mapeamento das famílias se deu através do diálogo com os gestores das escolas, buscando por atividades econômicas que caracterizam a região. Dessa forma, a produção do açúcar mascavo e do melado, a fabricação da vassoura e o mercado constituem o trabalho das famílias visitadas. Esses sujeitos do campo estabelecem poucas relações entre os conhecimentos matemáticos escolares e os saberes próprios do contexto do campo, reforçando essa como uma responsabilidade do professor. Com o intuito de auxiliar o docente no desenvolvimento de tais articulações, o produto educacional viabiliza atividades e reflexões que podem servir de subsídio no aperfeiçoamento da prática docente, vislumbrando a valorização dos saberes do aluno do campo.
 
This research, carried out in the field of Field Education and Mathematical Education, the objective ist o analyze the possible articulations between the know ledge coming from the experience soft he reality of the field and the mathematical know ledge that integrate the school curricula, made by the different subjects of the communities of the 3 rd district of Santo Antônio da Patrulha, estat of Rio Grande do Sul. The theoretical references that underlie this study are in the field education, mathematics education and teacher training. The research instruments consisted of interviews and visits to some families of the communities that integrate the studied context. The mapping of families took place through dialogue with school managers, looking for economic activities that characterize the region. Thus, the production of brown sugar and molasses, the manufacture of broomand the market constitute the work of the families visited. These field subjects establish few relationships between school mathematical knowledge and the knowledge proper to the field context, reinforcing this as a teacher responsibility. In order to help the teacher in the development of such articulations, the educational product enables activities and reflections that can serve as a subsidy in the improvement of teaching practice, envisaging the appreciation of the student in the field.
 

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  • IMEF - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas