Da Feira de Ciências à sala de aula: a pesquisa como caminho didático no ensino de Ciências e Matemática nos anos finais do ensino fundamental

Cabreira, Maurício Costa

Abstract:

 
Essa dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida a partir do contexto de uma Feira de Ciências municipal e dos entendimentos em relação à pesquisa em sala de aula produzidos por professores de Ciências e Matemática da rede municipal de ensino de Sapiranga/RS. A investigação de caráter qualitativo foi desenvolvida em dois momentos distintos: fase de sondagem e fase de aplicação, buscando responder a seguinte questão: como promover a superação do uso da pesquisa em sala de aula não apenas como meio para participação em Feiras de Ciências? Na fase de sondagem, por meio de questionários semiabertos e entrevistas semiestruturadas, buscou-se identificar as concepções dos professores em relação à pesquisa em sala de aula, e por consequência, na fase de aplicação, foi proposto como intervenção ao problema identificado um Grupo de Estudos que teve como objetivo explorar o princípio pedagógico da pesquisa e oportunizar um espaço de reflexão para a construção desses intendimentos. A partir do estudo realizado compreende-se que a pesquisa em sala de aula pode ser um caminho didático que apresente possibilidades efetivas de articulação entre ensino e aprendizagem, sendo o Grupo de Estudos uma maneira de promover a (re) construção de algumas concepções em relação a esses entendimentos. O produto educacional decorrente deste estudo, e intitulado “Pesquisa em sala de aula: diálogo com gestores e professores” apresenta uma proposta de formação continuada, direcionado para gestores educacionais. Complementando a proposta de formação ou mesmo servindo como subsídio para o professor que está em sala de aula e busca sugestões possíveis para articulação da pesquisa com o currículo escolar, é proposto um material para estudo e reflexão, dividido em três momentos: Dúvidas Iniciais, Articulação Teórica e Propostas Temáticas, o qual apresenta propostas de pesquisa para o ensino de Ciências e Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, pensando a pesquisa como caminho didático e superando a visão restrita e unilateral de sua utilização apenas para participação em Feiras de Ciências.
 
This dissertation presents the result of an action research developed from the context of a municipal Science Fair and the understandings regarding classroom research produced by Science and Mathematics teachers of the Sapiranga/RS municipal school system. In the probing phase, through semi-open questionnaires and semi-structured interviews, we sought to identify the teachers' conceptions regarding classroom research, and consequently, in the application phase, it was proposed as an intervention to the identified problem, a Study Group that aimed to explore the pedagogical principle of research and provide a space for reflection for the construction of these understandings. From the study it is understood that classroom research can be a didactic way that presents effective possibilities of articulation between teaching and learning, being the Study Group a way to promote the (re) construction of some conceptions regarding to these understandings. The educational product resulting from this study, entitled “Classroom Research: dialogue with managers and teachers” presents a proposal for continuing education, directed to educational managers. Complementing the training proposal or even serving as a subsidy for the teacher who is in the classroom and looking for possible suggestions for the articulation between research and school curriculum, a study and reflection material is proposed, divided into three moments: Initial Questions, Theoretical Articulation and Thematic Proposals, which presents research proposals for the teaching of Science and Mathematics in the Final Years of Elementary School, thinking the research as a didactic way and overcoming the restricted and unilateral view of its use only for participation in Science Fairs.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas