Abstract:
Essa dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida a partir do
contexto de uma Feira de Ciências municipal e dos entendimentos em relação à pesquisa em sala de aula produzidos por professores de Ciências e Matemática da rede municipal de ensino de Sapiranga/RS. A investigação de caráter qualitativo foi desenvolvida em dois momentos distintos: fase de sondagem e fase de aplicação, buscando responder a seguinte questão: como promover a superação do uso da pesquisa em sala de aula não apenas como meio para participação em Feiras de Ciências? Na fase de sondagem, por meio de questionários semiabertos e entrevistas semiestruturadas, buscou-se identificar as concepções dos professores em relação à pesquisa em sala de aula, e por consequência, na fase de aplicação, foi proposto como intervenção ao problema identificado um Grupo de Estudos que teve como objetivo explorar o princípio pedagógico da pesquisa e oportunizar um espaço de reflexão para a construção desses intendimentos. A partir do estudo realizado compreende-se que a pesquisa em sala de aula pode ser um caminho didático que apresente possibilidades efetivas de articulação entre ensino e aprendizagem, sendo o Grupo de Estudos uma maneira de promover a (re) construção de algumas concepções em relação a esses entendimentos. O
produto educacional decorrente deste estudo, e intitulado “Pesquisa em sala de aula: diálogo com gestores e professores” apresenta uma proposta de formação continuada, direcionado para gestores educacionais. Complementando a proposta de formação ou mesmo servindo como subsídio para o professor que está em sala de aula e busca sugestões possíveis para articulação da pesquisa com o currículo escolar, é proposto um material para estudo e reflexão, dividido em três momentos: Dúvidas Iniciais, Articulação Teórica e Propostas Temáticas, o qual apresenta propostas de pesquisa para o ensino de Ciências e Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, pensando a pesquisa como caminho didático e superando a visão restrita e unilateral de sua utilização apenas para participação em Feiras de Ciências.
This dissertation presents the result of an action research developed from the context of a
municipal Science Fair and the understandings regarding classroom research produced by
Science and Mathematics teachers of the Sapiranga/RS municipal school system. In the
probing phase, through semi-open questionnaires and semi-structured interviews, we sought to identify the teachers' conceptions regarding classroom research, and consequently, in the application phase, it was proposed as an intervention to the identified problem, a Study Group that aimed to explore the pedagogical principle of research and provide a space for reflection for the construction of these understandings. From the study it is understood that classroom research can be a didactic way that presents effective possibilities of articulation between teaching and learning, being the Study Group a way to promote the (re) construction of some conceptions regarding to these understandings. The educational product resulting from this study, entitled “Classroom Research: dialogue with managers and teachers” presents a proposal for continuing education, directed to educational managers. Complementing the training proposal or even serving as a subsidy for the teacher who is in the classroom and looking for possible suggestions for the articulation between research and school curriculum, a study and reflection material is proposed, divided into three moments: Initial Questions, Theoretical Articulation and Thematic Proposals, which presents research proposals for the teaching of Science and Mathematics in the Final Years of Elementary School, thinking the research as a didactic way and overcoming the restricted and unilateral view of its use only for participation in Science Fairs.