Abstract:
Este estudo analisa a adaptação
cinematográfica Scott Pilgrim contra o
mundo (2010) de Edgar Wright, baseada
no romance gráfico Scott Pilgrim escrito
por Bryan Lee O’Maley entre 2004 e 2010.
Objetiva-se investigar o processo de
transposição de uma mídia para a outra,
percebendo as especificidades que cada
meio impõe à narrativa. A partir de um
estudo comparado, analisa-se o diálogo
entre as duas obras e aponta-se algumas
tendências na transposição do gênero
história em quadrinhos para o audiovisual.
Além disso, discute-se questões referentes
à adaptação e às narrativas sequenciais,
estabelecendo um diálogo teórico entre
elas.
This paper analyzes the film adaptation
Scott Pilgrim vs. the World (2010) by Edgar
Wright, based on the graphic novel Scott
Pilgrim by Bryan Lee O'Maley, written
between 2004 and 2010. The objective is
to investigate the transpositional process
from one media to another, regarding the
specificities that each medium imposes to
the narrative. Based on a comparative
study, the dialogue between the two
pieces is analyzed and some trends are
pointed out considering the transposition
of the comic book genre to the audiovisual
one. In addition, it discusses issues related
to adaptation and sequential narrative,
establishing a theoretical dialogue among
them.