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dc.contributor.author Villabona, Ivonne Ayde Rodríguez
dc.date.accessioned 2020-09-23T01:31:51Z
dc.date.available 2020-09-23T01:31:51Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation VILLABONA, Ivonne Ayde Rodriguez. Vivências na cidade educadora e reflexividade crítica para a transformação da cultura ambiental: aprendizagens com estudantes de Rio Grande. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9041
dc.description.abstract A presente pesquisa dimensiona a importância da educação ambiental para a formação de sujeitos e coletivos. Levando em conta os princípios teóricos de uma Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, a indagação central que norteou esta investigação refere-se a como um grupo de estudantes percebe os problemas ambientais locais e suas possíveis responsabilidades neles, assim como sua participação e práxis frente a esses problemas. Esta pesquisa objetivou planejar e implementar um dispositivo metodológico que facilite a dimensão e compreensão da problemática ambiental local na sua complexidade através de estratégias didáticas e lúdicas que aportem à transformação das concepções sobre as relações sociedade-ambiente. Foram realizadas sessões de ensino/aprendizagem ressaltando o papel da cidade como cenário educativo, nas quais se aportaram elementos para interpretar a realidade, identificar problemáticas e gerar propostas com a finalidade de tomar decisões frente a problemáticas ambientais, assim como a transformação de atitudes voltadas à construção de uma cultura ambiental. O projeto estruturou-se sob os princípios da pesquisa – ação, e foi desenvolvida com a comunidade educativa do Colégio Sagrado Coração de Jesus, teve como principais parceiros da pesquisa os estudantes da quinta série. Para melhor sistematização subdividiu-se o processo em três fases, sendo estas: contextualização, problematização e resolução. As sessões de ensino/aprendizagem estiveram estruturadas em quatro momentos que foram: ativação de conhecimentos prévios; conceitualização e compreensão; avaliação e transferência. Estas sessões permitiram que as crianças descobrissem situações que até então eram desconhecidas ou simplesmente não percebidas. Inicialmente o ambiente foi percebido como sinônimo de natureza e alheio a sua realidade. Os problemas ambientais percebidos são gerados pelos comportamentos de outras pessoas. Ao começar a perceber-se como parte do ambiente, começam a ser identificadas problemáticas ambientais mais próximas, ao igual que reconhecem a importância de mudar individual e coletivamente as atitudes. A sua participação se vê refletida no desejo de formular e implementar projetos que desde a escola possam se projetar à comunidade educativa, existindo por sua vez, uma mobilização cidadã. pt_BR
dc.description.abstract La presente investigación, dimensiona la importancia de la educación ambiental para la formación de sujetos y colectivos. Teniendo en cuenta los principios teóricos de una Educación Ambiental crítica, transformadora y emancipatória, la indagación central que norteó esta investigación, se refiere a como un grupo de estudiantes percebe los problemas ambientales locales e sus posibles responsabilidades en estos, así como su participación y praxis frente a esos problemas. Esta investigación objetivó planear e implementar un dispositivo metodológico que facilite la dimensión y comprensión de la problemática ambiental local en su complejidad, a través de estrategias didácticas y lúdicas que aporten a la transformación de las concepciones sobre las relaciones sociedad-ambiente. Fueron realizadas sesiones de enseñanza/aprendizaje resaltando el papel de la ciudad como escenario educativo, en las cuales se aportaron elementos para interpretar la realidad, identificar problemáticas y generar propuestas con la finalidad de tomar decisiones frente a problemáticas ambientales, así como la transformación de actitudes enfocadas a la construcción de una cultura ambiental. El proyecto se estructuró bajo los principios de la investigación-acción-participación, e fue desarrollada con la comunidad educativa del Colegio Sagrado Corazón de Jesús, tuvo como principales protagonistas de la investigación los estudiantes del quinto grado de la escuela. Para una mejor sistematización, se subdividió el proceso en tres fases, siendo estas contextualización, problematización y resolución. Las sesiones de enseñanza/aprendizaje estuvieron estructuradas en cuatro momentos que fueron: activación de conocimientos previos; conceptualización y comprensión; evaluación y transferencia. Estas sesiones permitieron que los niños descubrieran situaciones que hasta entonces eran desconocidas o simplemente no percibidas. Inicialmente el ambiente fue percibido como sinónimo de naturaleza y ajeno a su realidad. Los problemas ambientales percibidos son generados por los comportamientos de otras personas. Al comenzar a percibirse como parte del ambiente, comienzan a ser identificadas problemáticas ambientales mas próximas, al igual que reconocen la importancia de cambiar individual y colectivamente las actitudes. Su participación se ve reflejada en el deseo de formular e implementar proyectos que desde la escuela, se puedan proyectar a la comunidad educativa, existiendo a su vez, una movilización ciudadana. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental crítica pt_BR
dc.subject Problemas ambientais pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Educación ambiental crítica pt_BR
dc.subject Problemas ambientales pt_BR
dc.subject Investigación-acción-participación pt_BR
dc.title Vivências na cidade educadora e reflexividade crítica para a transformação da cultura ambiental: aprendizagens com estudantes de Rio Grande. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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