Show simple item record

dc.contributor.advisor Baumgarten, Carlos Alexandre
dc.contributor.advisor Pardo, Maria del Carmen Villarino
dc.contributor.author Machado, Wellington Freire
dc.date.accessioned 2020-09-30T23:16:06Z
dc.date.available 2020-09-30T23:16:06Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation MACHADO, Wellington Freire. A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente. 2017. 354 f. Tese (Doutorado em história da literatura) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9080
dc.description.abstract A série Como e por que ler da editora Objetiva surgiu no ano de 2002 com a publicação de Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, de Ana Maria Machado e Como e por que ler a poesia brasileira do século XX, de Ítalo Moriconi. De 2002 a 2005 foram publicados neste projeto mais dois títulos: Como e por que ler o romance brasileiro (2004), de Marisa Lajolo, e Como e por que ler a literatura infantil brasileira (2005), de Regina Zilberman. Com base no estudo atento dos quatro títulos mencionados, este trabalho apresenta a seguinte tese: A série Como e por que ler ― pela primeira vez em uma publicação com o intuito de formar leitores ― reúne grande parte dos mecanismos de construção reproduzidos na contemporaneidade, constituindo-se um exemplo cabal de historiografia literária brasileira do presente. Para comprovar esta proposição pauta-se a leitura em um tripé teórico constituído pelo Construtivismo Radical, de Ernst von Glasersfeld, pela Teoria dos Campos, de Pierre Bourdieu, e também pelas contribuições de Itamar- Even Zohar e Niklas Luhmman, nomeadamente os estudos sobre repertório e observação. pt_BR
dc.description.abstract The Como e por que ler series (Objetiva press) appeared in 2002 with the publication of Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, by Ana Maria Machado and Como e por que ler a poesia brasileira do século XX, by Ítalo Moriconi. From 2002 to 2005 two more titles were published in this project: Como e por que ler o romance brasileiro (2004), by Marisa Lajolo and Como e por que ler a literatura infantil brasileira (2005), by Regina Zilberman. Based on the careful study of the four mentioned titles, this work presents the following thesis: The Como e por que ler series - for the first time in a publication with the intention to form readers - gathers a great part of the construction mechanisms reproduced in the contemporaneity, constituting a complete example of Brazilian literary historiography of the present. In order to prove this proposition, the reading is based on a theoretical tripod constituted by Ernst von Glasersfeld's Radical Constructivism, Pierre Bourdieu's Field Theory, and also by the contributions of Itamar-Even Zohar and Niklas Luhmman, namely repertoire studies and observation. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject História da literatura pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Teoria dos campos pt_BR
dc.subject Construtivismo radical pt_BR
dc.subject Metateoria pt_BR
dc.subject History of literature pt_BR
dc.subject Reader‟s development pt_BR
dc.subject Field theory pt_BR
dc.subject Radical constructivism pt_BR
dc.subject Metatheory pt_BR
dc.title A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA - Doutorado em Letras - (Teses)
  • Show simple item record