Abstract:
Esta dissertação objetiva apresentar uma análise dos textos literários
publicados – voltados exclusivamente para o público feminino – no impresso Violeta
que circulou em Rio Grande (RS) de 1878 e 1879 e que teve Julieta de Mello
Monteiro como proprietária e redatora. Cabe destacar que esta dissertação está
vinculada à linha de pesquisa "Literatura sul-rio-grandense" do mestrado em História
da Literatura da Universidade Federal do Rio Grande e ao projeto “Dicionários de
autores de Rio Grande no século XIX”, coordenado pelo professor Artur Emílio
Alarcon Vaz. Este trabalho buscou analisar como este periódico contribuiu para a
formação e a consolidação do sistema literário sul-rio-grandense, de acordo com os
pressupostos teóricos abordados por Itamar Even Zohar em sua Teoria dos
Polissistemas. O foco dessa dissertação é a análise dos textos literários publicados
no Violeta considerando o contexto de produção no qual o jornal estava inserido,
contribuindo para a reconstrução de uma historiografia literária em que as produções
femininas do século XIX obtenham visibilidade.
The present dissertation aims to present an analysis of published literary texts
- exclusively aimed at the female audience - in the printed Violetawhich circulated in
Rio Grande (RS) in 1878 and 1879 with Julieta de Mello Monteiro as the owner and
copywriter. It should be noted that this dissertation is linked to the “South Rio-
GrandenseLiterature” area of research of the master's degree in History of Literature
of the Federal University of Rio Grande and to the project "Dictionaries of authors of
Rio Grande in the nineteenth century", coordinated by Professor Artur Emilio Alarcon
Vaz.This study sought to analyze how the aforementioned journal contributed to the
formation and consolidation of the South-Rio-Grandense literary system, according to
the theoretical assumptions addressed by Itamar Even Zohar in his Theory of
Polysystems. The focus of this dissertation is the analysis of the literary texts
published in the Violeta considering the production context within which the
newspaper was inserted, contributing to the reconstruction of a literary historiography
in which feminine productions of the 19th century gain visibility.