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dc.contributor.advisor Fornos, José Luís Giovanoni
dc.contributor.author Ferreira, Guilherme Marques
dc.date.accessioned 2020-12-18T23:01:19Z
dc.date.available 2020-12-18T23:01:19Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation FERREIRA, Guilherme Marques. E se amanhã o medo não souber dançar sozinho: hospitalidade, hibridismo e cosmopolitismo nos livros e se amanhã o medo e o céu não sabe dançar sozinho, de Ondjaki. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9190
dc.description.abstract O objetivo central desta dissertação é o estudo de dois livros de contos do escritor angolano Ondjaki, E se amanhã o medo (2010) e O céu não sabe dançar sozinho (2014). Para tanto, retomamos as teorias de Jacques Derrida, Homi K. Bhabha e Nestor García Canclini a respeito da hospitalidade, do hibridismo e do cosmopolitismo, além das investigações acerca da ligação entre história e memória em Susan Buck- Morss e Walter Benjamin. Nossa hipótese é de que a obra ondjakiana é movida por tais conceitos, sendo possível constatar em suas narrativas curtas um lugar privilegiado para problemas como a alteridade, o estrangeiro, a fronteira, o animal, o estranhamento e a solidariedade, entre outras. A leitura em particular do conto “A velha”, na qual se detém o terceiro capítulo, permite observar os modos pelos quais o escritor luandense tensiona a ideia de uma história nacional oficial, sugerindo em seu lugar uma história que leve em conta o comum, a diferença e o descontínuo. pt_BR
dc.description.abstract The principal objective of this thesis is to study two short story books by Angolan author Ondjaki, E se amanhã o medo (2010) and O céu não sabe dançar sozinho. To do so, we take in the theories on hospitality, hybridity and cosmopolitism from Jacques Derrida, Homi K. Bhabha and Nestor García Canclini, and the investigations by Susan Buck-Morss and Walter Benjamin on the link between history and memory. Our hypothesis is that the Ondjakian works are moved by those concepts, and that it is possible to notice a special place in his writings for problems such as that of otherness, the foreigner, the border, the animal, the unhomely and solidarity, among others. Particularly, the analysis of the “A velha” short story – the primary focus of the third chapter – allows for the observation of the ways in which the Luanda-born writer questions the idea of an official national history, all the while making the case for a history that takes the common, the difference and the discontinuous into account. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ondjaki pt_BR
dc.subject Hospitalidade pt_BR
dc.subject Hibridismo pt_BR
dc.subject Cosmopolitismo pt_BR
dc.subject História da literatura pt_BR
dc.subject Hospitality pt_BR
dc.subject Hybridity pt_BR
dc.subject Cosmopolitism pt_BR
dc.subject Literary history pt_BR
dc.title E se amanhã o medo não souber dançar sozinho: hospitalidade, hibridismo e cosmopolitismo nos livros e se amanhã o medo e o céu não sabe dançar sozinho, de Ondjaki pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)
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