dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel |
|
dc.contributor.author |
Miguel, Fabiola Pereira Réus |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-28T00:55:25Z |
|
dc.date.available |
2020-12-28T00:55:25Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
MIGUEL, Fabiola Pereira Réus. A percepção de professores e alunos do sexto ano do ensino fundamental sobre os problemas de aprendizagem da Matemática. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9227 |
|
dc.description |
Dissertação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com estudantes e professores, tendo a intenção de identificar motivos que dificultem a aprendizagem em relação aos conteúdos de Matemática. A pesquisa objetivou confrontar os motivos indicados pelos estudantes e por seus professores a respeito das dificuldades relacionadas à aprendizagem em Matemática. O trabalho consiste em uma pesquisa de caráter qualitativo na forma de um estudo de caso, com análises de questionários respondidos por 20 estudantes de uma turma de 6° ano do ensino fundamental de uma escola municipal, no litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, e por cinco professores de matemática desta mesma escola. Conforme Yin (2001) o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange tudo em abordagens especificas de coletas e análise de dados. O tratamento das informações qualitativas se deu por Análise Textual Discursiva (ATD). Procurou-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como as dificuldades apontadas pelos estudantes para aprender Matemática são comparadas às apontadas por seus professores? A investigação descreve alguns fatores que causam as dificuldades de aprendizagem em Matemática na compreensão dos estudantes. Mostra-se, ainda, a importância de uma reflexão no processo de ensino da Matemática, deixando de lado o cenário atual de aprendizagem por transmissão mecânica de conhecimentos e propondo um educador mediador de conhecimentos, além de um estudante criativo, participativo e motivado com a aprendizagem. A Análise Textual Discursiva é um método de análise de informações de natureza qualitativa para produzir novas compreensões sobre fenômenos e discursos (GALIAZZI, 2007). Por meio dessa análise ocorre um processo desconstrutivo de unitarização das informações; surgiram, então, unidades de significados que deram origem a categorias e subcategorias. As categorias que emergiram nessa análise foram: Fatores que levaram à escolha profissional como professor e ensinante de Matemática; O que os professores relatam ser as dificuldades que impedem o estudante de aprender matemática; Fatores que contribuem para as dificuldades em aprendizagem matemática. Como produto educacional foi elaborada uma proposta de Unidade de Aprendizagem com o objetivo de reconstruir conhecimentos matemáticos de forma significativa. Porém, a Unidade de Aprendizagem não apresenta resultados porque no período planejado para sua aplicação as aulas em todo o país estavam suspensas devido à pandemia de Covid19. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work presents a research carried out with students and teachers with the intention of identifying reasons that make it difficult to learn Mathematics contents. The research aimed to confront the reasons indicated by students and their teachers regarding the difficulties related to learning in Mathematics. The research aimed to confront the reasons indicated by students and their teachers regarding the difficulties related to learning in Mathematics. The work consists of a qualitative research in the form of an action research, with analysis of questionnaires answered by 20 students from a 6th grade class of elementary school in a municipal school on the north coast of the state of Rio Grande do Sul, Brazil, and by five Mathematics teachers from this same school. According to Yin (2001) the case study is a research strategy that comprises a method that encompasses everything in specific approaches to data collection and analysis. The treatment of qualitative information was done through Discursive Textual Analysis (ATD). We tried to answer the following research question: Are the difficulties pointed out by students in learning mathematics the same as those indicated by their teachers? The investigation describes some factors that cause learning difficulties in Mathematics in the understanding of students. It also shows the importance of reflection in the teaching process of Mathematics, leaving aside the current scenario of learning through mechanical transmission of knowledge and proposing an educator mediating knowledge, in addition to a creative, participative and motivated student with learning . Discursive Textual Analysis is a qualitative data and information analysis methodology to produce new understandings about phenomena and discourses (GALIAZZI, 2007). Through this analysis there is a deconstructive process of unitarizing information; then units of meaning arose that gave rise to categories and subcategories. The categories that emerged in this analysis were: Why did you choose to be a math teacher? What are the most common difficulties you face in teaching mathematics? What are the main difficulties that you observe in students in relation to mathematical learning? e Presenting mathematical content in a less complex way. As an educational product, a proposal for a Learning Unit was developed with the aim of significantly reconstructing mathematical knowledge. However, the Learning Unit could 14 not be applied with the class, as in the period planned for its application, classes across the country were suspended due to the Covid-19 pandemic. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Unidade de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades em aprendizagem Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções de estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Learning unit |
pt_BR |
dc.subject |
difficulties in learning mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers' conceptions |
pt_BR |
dc.subject |
Student conceptions |
pt_BR |
dc.title |
A percepção de professores e alunos do sexto ano do ensino fundamental sobre os problemas de aprendizagem da Matemática |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |