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dc.contributor.advisor Henning, Paula Corrêa
dc.contributor.author Marques, Isabel Ribeiro
dc.date.accessioned 2020-12-28T01:04:29Z
dc.date.available 2020-12-28T01:04:29Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation MARQUES, Isabel Ribeiro. O discurso esverdeante como valor de verdade no campo da educação ambiental. 2020. 123 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9229
dc.description Tese pt_BR
dc.description.abstract As discussões atreladas à temática ambiental nunca foram tão presentes como na contemporaneidade. Os discursos entrelaçados á essas questões atravessam diferentes espaços e, muitos desses utilizam o verde como subterfúgio para incentivo ao consumo de determinados produtos e/ou serviços. Presencia-se uma massiva e permanente proliferação discursiva que ensina sobre a crise do planeta, mas ao mesmo tempo, estimula o consumo. Com esses atravessamentos, a presente tese, provindo do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental, na Universidade Federal do Rio Grande, na linha de pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental, a presente tese tem como cerne a formulação do conceito denominado como Discurso Esverdeante. O problema de pesquisa pairou em analisar como a educação ambiental se fabrica através de um Discurso Esverdeante que circula em nossa atualidade. Os contornos metodológicos se deram através de um portfólio de imagens coletadas em diferentes mídias, junto ao Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF), no período de setembro de 2016 até setembro de 2019. Através dessa composição de imagens que se espalharam e com o aporte teórico de autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, a escrita buscou fôlego para sustentar e questionar em relação ao que vem sendo ensinado nas massas midiáticas brasileiras. Tais ensinamentos afetam diferentes processos de subjetivação que produzem os sujeitos desse tempo, marcados pela proliferação de Discurso Esverdeante. Esta tese defende a presença de tais discursos e sua produtividade na constituição da Educação Ambiental. Para defesa desse estudo analisou-se duas vertentes basilares a Sustentabilidade e a Ecopolítica, engendradas por uma subjetividade antropocêntrica. A sustentabilidade sendo um conceito muito emblemático na seara ambiental, muitas vezes utilizada indistintamente em diferentes contextos e a ecopolítica, onde além das questões atreladas às políticas da vida, presencia-se uma política concernente às maneiras de se lidar com o planeta. Questiona-se: é possível resistir ao que está dado? Quanto do que se considera ser opinião própria não são verdades dadas, assumidas e que são reproduzidas corriqueiramente? Acompanha-se dos estudos da filosofia da diferença para potencializar o campo da Educação Ambiental e provocar as mais sólidas verdades contemporâneas nessa seara. pt_BR
dc.description.abstract The discussions linked to the environmental thematic were never as present as in contemporaneity. The discussions interconnected to these issues cross different spaces and, many of these use the greens as an excuse to encourage the consumption of certain products and/or services. It is seen a massive and permanent discursive proliferation that teaches about the crisis around the planet, but at the same time, stimulates consumption. With these crossed matters, this thesis, coming from the Post-Graduation Program of Environmental Education, in the Federal University of Rio Grande, in the research line of The Fundamentals of Environmental Education has its center the making of the concept named Greening Speech (Discurso Esverdeante). The methodological contours were drawn through a portfolio of images collected in different media, along with the Group of Education Studies, Culture, Environment, and Philosophy (GEECAF), from September 2016 to September 2019. Through this composition of images that spread out and with the theoretical input from authors such as Michel Foucault, Gilles Deleuze, and Félix Guattari the writing kept strong so it could sustain and question when it comes to what has been taught in the Brazilian media masses. Such teachings affect different processes of subjectivation which makes the subject of this period, marked by the proliferation of the Greening Speech. This thesis defends the presence of such speeches and its productivity in the constitution of Environmental Education. For the defense of this study, it was analyzed two fundamental strains to Sustainability and Ecopolitics, grounded by anthropocentric subjectivity. Sustainability, being a very emblematic concept in the environmental field, often used indistinctly in different contexts and the ecopolitics, where besides the questions regarding life politics, it is seen a politics related to ways of handling the planet. It is questioned: Is it possible to refrain from what was already given? How much of what is considered one´s own opinion are not actually given truths that are often acknowledged and reproduced? It is tracked from the studies of philosophy of the difference to overpower the field of Environmental Education and provoke the most solid contemporary truths in this area. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Verdade pt_BR
dc.subject Michel Foucault pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Ecopolítica pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Truth pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Ecopolitics pt_BR
dc.title O discurso esverdeante como valor de verdade no campo da educação ambiental. pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)
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