Abstract:
Esta dissertação está dentro da linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação De Educadores (As) - EAEFE, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da FURG e tem como objetivo geral compreender a Leitura de Mundo Dramatizada por meio da Educação Estético-Ambiental. Nesse sentido, compreendo que a Leitura Dramatizada é uma prática pedagógica que, ao ser realizada na perspectiva da Educação Estético-Ambiental, pode transformar a leitura de mundo dos sujeitos por meio das relações de interações com as histórias. Os sujeitos que compõem esta pesquisa são seis acadêmicos em formação inicial no curso de Pedagogia da FURG. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, com procedimentos de intervenção pedagógica. A coleta dos dados possui três etapas: um questionário, uma reflexão teórico-prática sobre dramatizações de histórias e literatura infantil e uma entrevista semiestruturada e gravada com o consentimento dos participantes. A metodologia de análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, que após trilhar todas as fases, resultou em duas categorias, a saber: "A constituição da dimensão Estético-Ambiental dos sujeitos em formação inicial do curso de Pedagogia" e "A leitura de mundo dramatizada por meio de experiências Estético-Ambientais". Os resultados evidenciaram a importância atribuída pelos sujeitos à relação ativa entre teoria e prática em sua formação docente, demonstrando que a experiência significada pelos sujeitos é um elemento fundamental para a educação e formação de educadores estético-ambientais. Além disso, foi possível compreender o processo em que ocorre a leitura de mundo dramatizada, em que os sujeitos conhecem, reconhecem e transformam as suas realidades e os contextos em que vivem, transcendendo as suas barreiras em busca da emancipação, por meio de práticas de dramatização de histórias de literatura infantil em suas práticas docentes. Compreendo que este trabalho mostrou-se importante para o campo de formação de educadores ambientais por contribuir com o desenvolvimento e emancipação humana por meio de atividades que exploram o ambiente e as suas relações com atividades estéticas possibilitando a compreensão crítica da realidade e a busca por transformações societárias em ações coletivas de ensino.
This dissertation is within the line of research Environmental Education: Teaching and Training Educators (As) - EAEFE, from the Postgraduate Program in Environmental Education - PPGEA, from the Federal University of Rio Grande - FURG and its general objective is to understand Dramatized World Reading through Aesthetic-Environmental Education. In this sense, I understand that Dramatized Reading is a pedagogical practice that, when performed in the perspective of Aesthetic-Environmental Education can transform the subjects' world reading through the relationships of interactions with the stories. The subjects that make up this research are six academics in initial training in the Pedagogy course at FURG. It is, therefore, a qualitative research, with pedagogical intervention procedures. Data collection has three stages: a questionnaire, a theoretical and practical reflection on dramatizations of children's stories and literature, and a semi-structured and recorded interview with the consent of the participants. The data analysis methodology was done through content analysis, which after going through all the phases, resulted in two categories, namely: "The constitution of the Aesthetic-Environmental dimension of the subjects in initial formation of the Pedagogy course" and "A world reading dramatized through Aesthetic-Environmental experiences ". The results showed the importance given by the subjects to the active relationship between theory and practice in their teacher training, demonstrating that the experience meant by the subjects is a fundamental element for the education and training of aesthetic-environmental educators. In addition, it was possible to understand the process in which the dramatized world reading occurs, in which the subjects know, recognize and transform their realities and the contexts in which they live, transcending their barriers in search of emancipation, through practices of dramatization of children's literature stories in their teaching practices. I understand that this work proved to be important for the field of training environmental educators for contributing to human development and emancipation through activities that explore the environment and its relationships with aesthetic activities, enabling a critical understanding of reality and the search for transformations companies in collective teaching actions.