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dc.contributor.advisor Knack, Carolina
dc.contributor.author Hartmann, Bruna Berres
dc.date.accessioned 2020-12-30T20:36:55Z
dc.date.available 2020-12-30T20:36:55Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation HARTMANN, Bruna Berres. A construção da identidade na aquisição de Português como língua adicional: análise do relato de aluno estrangeiro sobre a atuação em espaços (não)digitais em contextos acadêmicos. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9253
dc.description.abstract Esta dissertação, a partir do diálogo entre a Linguística Aplicada e a Linguística Enunciativa de Émile Benveniste, tem como objetivo investigar, por meio do relato de um falante estrangeiro, a maneira pela qual as identidades de aprendizes de português como língua adicional, inseridos em uma universidade pública brasileira, são construídas em diferentes situações de interlocução, inclusive aquelas instanciadas em meios digitais. Discutimos a constituição da identidade e de homem como correlatas à sociedade na qual o indivíduo se propõe a atuar, em uma perspectiva de interface entre dois campos de estudos da linguagem, a Linguística da Enunciação, com bases benvenistianas, e a Linguística Aplicada. Para isso, propomos articular esses embasamentos à busca pela capacidade simbólica de posicionar-se ativa e criticamente em uma sociedade, no contexto universitário, especialmente, e em situações mediadas, também, por recursos tecnológicos. Compreendemos que além de estar apto a comunicar-se de maneira eficiente na língua em questão, ou seja, deter o domínio da forma da língua, do ponto de vista instrumental, julgamos ser necessário ao falante deter outros conhecimentos que não apenas comunicativos. Portanto, faz-se necessária a habilidade de adaptar-se aos diferentes contextos linguísticos, além de compreender e saber como participar dos jogos de poder que são estabelecidos na e pela língua, o domínio da competência simbólica. Assim, o locutor deve estar apto a compreender o contexto maior no qual está inserido, a sociedade, para, a partir disso, buscar seu espaço de atuação e ação em relação à sociedade. Para isso, analisamos recortes enunciativos coletados em entrevistas orais semiestruturadas realizadas com um aluno estrangeiro aprendiz de português como língua adicional, a partir das quais buscamos perceber a maneira como o indivíduo compreende a sua apropriação da língua e sua conversão em discursos como o meio pelo qual sua identidade é construída no convívio social, bem como a maneira como percebe a sua aquisição linguística como o meio pelo qual sua inserção na sociedade é facilitada ou não, ou seja, se lhe é propiciado o empoderamento linguístico através da apropriação do sistema da língua portuguesa. Para tanto, estipulamos como categorias de análise, de base enunciativa, o ato, a intersubjetividade, a referência e o tempo-espaço da enunciação, além de, em bases aplicadas, analisar o desenvolvimento da competência simbólica e, como resultado destas categorias, refletir sobre a construção da identidade. Como resultado, percebemos que a apropriação da língua e a sua conversão em discursos de fato propicia ao indivíduo a sua inserção na comunidade de fala, além de inseri-lo em diferentes contextos de atuação, sejam estes presenciais ou digitais. Concluímos, assim, que as identidades são constantemente (re)construídas na e pela linguagem, pois são forjadas nas relações interlocutivas e alteram-se conforme as necessidades impostas na situação comunicava, no intuito de participar dos jogos de poder estabelecidos na linguagem pt_BR
dc.description.abstract This work, based on the dialogue between Applied Linguistics and the Linguistics of Enunciation of Émile Benveniste, aims to investigate, through the report of a foreign speaker, the way the identities of learners of Portuguese as an additional language which are inserted in a Brazilian public university are built in different situations of dialogue, including those instantiated in digital media.We discuss the constitution of man and their identities as correlated to the society in which the individual proposes to act, in an interface perspective between two fields of language studies, the Linguistics of Enunciation, anchored in Émile Benveniste, and Applied Linguistics. To that, we propose to articulate these theoretical bases to the search for the symbolic capacity to position yourself actively and critically in a society, focusing in the university context especially in situations that are also mediated by technological resources. We understand that more than being able to communicate efficiently in the target language, that is, from an instrumental point of view, to master the form of the language, we believe it is necessary for the speaker to hold other knowledges that are not just communicative related. Therefore, the speakers need to have the ability to adapt the discourses to different linguistic contexts, besides, they have to comprehend the power games that are established in and by language, in order to participate in those games, which is the domain of symbolic competence. Thus, in order to participate, the speakers must be able to understand the larger context in which they are inserted, that is, the society, so that they will be able to seek their space to act and interact in the society. For this, we analyzed enunciative excerpts collected in semi-structured oral interviews carried out with a foreign student learning Portuguese as an additional language, from which we seek to understand the way in which the individual understands his appropriation of the language and its conversion into discourses as the means by which his identity is built on social interaction, as well as the way in which he perceives his linguistic acquisition as the means by which his insertion in society is facilitated or not, that is, if he is provided with linguistic empowerment through the appropriation of the Portuguese language system . Therefore, we stipulate as categories of analysis with an enunciative basis, the act, the intersubjectivity, the reference and the space-time of the enunciation, also, according applied linguistics theoretical bases, we analyze the development of symbolic competence and, as a result of these categories, we reflect on the construction of identity.As a result, we realized that the appropriation of the language and its conversion into speeches provide the insertion of the individual in the speech community, indeed. Also, this appropriation inserts the speaker into different contexts of performance, whether in person or digital situations. We conclude, therefore, that identities are constantly (re) constructed in and by language, as they are forged in interlocutive relationships and change according to the needs imposed in the communicative situation, so that to participate in the power games established in language. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Linguística da Enunciação pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Competência simbólica pt_BR
dc.subject Cultura acadêmica pt_BR
dc.subject Linguistics of Enunciation pt_BR
dc.subject Applied linguistics pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.subject Symbolic competence pt_BR
dc.subject Academic culture pt_BR
dc.title A construção da identidade na aquisição de Português como língua adicional: análise do relato de aluno estrangeiro sobre a atuação em espaços (não)digitais em contextos acadêmicos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)
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