Abstract:
A Gestão por Competências é um paradigma contemporâneo a ser estabelecido nas
configurações do novo modelo de Gestão Pública que visa um maior desempenho das
organizações a partir da Gestão de Pessoas e, mais recentemente, ganhou foco na gestão da
capacitação dos servidores públicos pelo Decreto 9.991/2019, alterado pelo Decreto
10.506/2020. Porém, apoiados em uma diversa e contraditória gama de definições sobre o tema
e uma legislação não impositiva, muitas organizações públicas, especificamente IFES,
encontram dificuldades para se adaptarem a esse estilo de gestão. Além disso, levando em
consideração a figura indispensável dos gestores, que se relaciona de maneira mais próxima
dos seus subordinados, a pesquisa tem o objetivo de compreender o processo de identificação
de competências gerenciais dos gestores da Pró-Reitoria Administrativa da Universidade
Federal de Pelotas (UFPEL), a partir das suas percepções. Para tal foram utilizadas entrevistas
semiestruturadas, com a Chefe do Núcleo de capacitação e com os 33 servidores e ocupam
cargos de gestão da Pró-Reitoria Administrativa da UFPEL. Somado a isso, também foi
realizada a análise documental dos Planos de Trabalho de todos os gestores entrevistados. Como
resultado foi possível identificar a necessidade de compreender a competência com sua noção
mais ampla, qual sejam capacidades em ação em um contexto gerando entregas. Percebeu-se
que o contexto da UFPEL se mostra favorável, porém necessitando de recursos materiais e de
pessoas para tornar o ambiente mais propício à adoção do modelo. Também, foram apontados
elementos que interferem no mapeamento de competências e planejamento das capacitações,
como, por exemplo, a falta de sensibilização dos gestores sobre esse novo paradigma,
informando-os sobre a importância e de que formas gerenciar as competências dos membros da
sua equipe. Por fim, destaca-se que, por mais que os gestores não saibam exatamente quais os
resultados são esperados deles, há uma compreensão ampla de que seus esforços suportam
atividades essenciais para a manutenção das atividades da UFPEL e há um esforço individual
que gera satisfação a estes gestores.
Competency Management is a contemporary paradigm to be established in the configurations
of the new model of Public Management that aims at a greater performance of organizations
based on People Management and, more recently, has gained focus on the management of the
training of public servants by Decree 9.991/2019, as amended by Decree 10.506/2020.
However, supported by a diverse and contradictory range of definitions on the subject and nonimposing legislation, many public organizations, specifically IFES, find it difficult to adapt to
this management style. In addition, taking into account the indispensable figure of managers,
who are more closely related to their subordinates, the research aims to understand the process
of identifying managerial competencies of managers of the Administrative Dean of the Federal
University of Pelotas (UFPEL), based on their perceptions. For this, semi-structured interviews
were used, with the Head of the Training Nucleus and with the 33 civil servants and hold
management positions in the Administrative Pro-Rectory of UFPEL. In addition, a
documentary analysis of the Work Plans of all the interviewed managers was also carried out.
As a result, it was possible to identify the need to understand competence with its broader
notion, which are capacities in action in a context generating deliveries. It was noticed that the
UFPEL context is favorable, however needing material resources and people to make the
environment more conducive to the adoption of the model. Also, elements that interfere in the
mapping of competencies and training planning were pointed out, such as, for example, the lack
of awareness of managers about this new paradigm, informing them about the importance and
in what ways to manage the skills of their team members. Finally, it is noteworthy that, although
managers do not know exactly what results are expected of them, there is a broad understanding
that their efforts support activities essential to the maintenance of UFPEL activities and there
is an individual effort that generates satisfaction to these managers.