Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista

Henz, Jader Luiz

Abstract:

 
Os conceitos de Estatística têm indicado, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, espaço nos currículos das escolas de Educação Básica. Essa presença é reiterada em 2018, com a publicação da Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, os estudantes têm direito à formação Estatística compreendida, também, como Letramento Estatístico. Para compreender elementos da Educação Estatística, escolhemos uma escola de educação básica, da Rede Marista, localizada na região Sul do Brasil, para a realização da pesquisa. Optamos por analisar o trabalho com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. As escolas desta rede de ensino têm como proposta metodológica o trabalho com sequências didáticas que, segundo as Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista, visam o desenvolvimento de competências acadêmicas, tecnológicas, ético-estéticas e políticas. Frente a esse cenário, a presente pesquisa, teve como objetivo identificar aspectos que evidenciam a intenção de desenvolver competências ético-estéticas e políticas, a partir da realização de uma Sequência Didática de Estatística, na turma e escola acima referenciada. Utilizamos uma abordagem de pesquisa qualitativa, a partir da contribuição no planejamento da Sequência Didática, do acompanhamento das aulas, na qual se deram a aplicação da proposta, e de uma entrevista semiestruturada, realizada com a professora. O método de análise seguiu a proposta da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Disso, emergiram duas categorias: i) Relação professor e estudante na Sequência Didática; e ii) Competências ético-estéticas e políticas. As duas categorias identificadas, a partir das análises das intenções das atividades e dos conteúdos que foram desenvolvidos na proposição da Sequência Didática de Estatística, nos mostram evidências do desenvolvimento dessas competências. Com esta investigação, verificamos a possibilidade das sequências didáticas, enquanto metodologia de ensino para a Rede Marista, no que tange as intenções para o desenvolvimento dessas competências.
 
The concepts of statistics have been indicated, since the release of the National Curricular Parameters (PCNss), space in the Basic Education curricula. This presence is repeated in 2018, with the release of the National common curricular base. That way, the students have right to statistics formation, also known as Statistics Literacy. To understand the elements of the Statistics Education, in order to apply this research we chose a basic education school, of Marista Network, located in the southern region of Brazil, choosing to analyze the work with students from the 6th grade. The schools from this teaching network have as a methodological proposal a work with didactic sequences that according to the Curricular matrixes of Maristas Brazil basic education aim the developing of academic, technological, ethics - aesthetics and political competences. Against such a background, the present study, has as an objective to identify the aspects that emphasize the intention of developing ethics-aesthetics and political competences as of the accomplishment of a Statistic Didactic Sequences inside the school and class already mentioned. It was used a qualitative research, from the contribution on the Didactic Sequence planning support and the monitoring of the classes that the proposal took place in addition to a semi-structured interview with the leading teacher. The method of analysis followed the Content Analysis proposal (BARDIN, 2016). From this two categories were led: i) The relationship between teacher and student in the Didactic Sequence; and ii) ethics - aesthetics and political competences. These two identified categories, from the activities intention analysis and the content that were developed in the proposal of the Statistics Didactic Sequence, show us the evidences of the development of these competences. With this investigation, we verified the possibility of didactic sequences, as teaching methodology for the Marist Network, regarding the intentions for the development of these competences.
 

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