Abstract:
Devido à evolução do papel estratégico da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações,
tendo por objetivo incrementar o seu valor, emerge a necessidade de um maior alinhamento
entre a área de TI e a de negócios. A fim de atender a essa nova realidade, destaca-se a
Governança de Tecnologia da Informação (GTI), que através da adoção de diferentes práticas
voltadas à área tecnológica permite às instituições que seus objetivos organizacionais sejam
alcançados. Mais especificamente nas instituições públicas, princípios como transparência,
eficiência e accountability são essenciais para a prestação de melhores serviços à sociedade.
Nesse contexto, as Instituições Federais de Ensino (IFE), foco desse estudo, são organizações
complexas que atualmente dependem fortemente da TI, além de possuírem características
distintas, tais como a presença de diversas unidades (campi) separadas geograficamente em
várias cidades, administradas pela sede central (Reitoria). Assim como boa parte das
instituições públicas brasileiras, as Instituições de Ensino – apesar de já adotarem algumas
práticas de GTI – apresentam dificuldades de implementação e monitoramento efetivo dessas
práticas, de modo a alavancarem o seu desempenho. Nesse sentido, teve-se como objetivo
nesta dissertação propor um modelo de Governança de TI específico para as Instituições
Federais de Ensino brasileiras. Para isso, realizou-se um estudo multimétodo, o qual está
fundamentado no Design Science, abordando a) uma revisão sistemática da literatura, a qual
teve por objetivo compreender e mapear as pesquisas realizadas sobre GTI no setor público;
b) uma pesquisa Survey realizada junto às Instituições Federais de Ensino brasileiras, com o
objetivo de analisar a relação entre a efetividade da GTI e o desempenho dessas instituições; e
c) a aplicação dos princípios metodológicos da abordagem Design Science Research (DSR),
com o objetivo de desenvolver e validar um modelo de GTI adequado às Instituições Federais
de Ensino, capaz de orientar a melhoria dos processos organizacionais relacionados à TI e seu
desempenho. Os resultados da pesquisa foram apresentados sob a forma de artigos, um para
cada etapa metodológica desenvolvida, no qual o Artigo 1 apresenta os resultados obtidos na
revisão sistemática da literatura dos artigos científicos sobre a temática GTI no setor público,
recuperados através de uma consulta nas bases de dados Scopus e Web of Science. O Artigo 2
apresenta os dados obtidos na pesquisa survey realizada junto aos servidores da área de TI das
Universidades e Institutos Federais do Brasil, cujos respondentes abrangeram 245 campi de
89 Instituições Federais de Ensino. E, por fim, o Artigo 3 apresenta o modelo de Governança
de TI desenvolvido e validado de acordo com as diretrizes da Design Science Research para
atender as especificidades de um ambiente multiunidade presente nas Instituições Federais de
Ensino brasileiras.
Due to the evolution of the strategic role of Information Technology (IT) in organizations,
with the objective of increasing its value, the need for greater alignment between the IT area
and the business area emerges. In order to meet this new reality, the Information Technology
Governance (ITG) stands out, which through the adoption of different practices focused on
the technological area allows institutions to achieve their organizational objectives. More
specifically in public institutions, principles such as transparency, efficiency and
accountability are essential for providing better services to society. In this context, the Federal
Education Institutions (FEI), the focus of this study, are complex organizations that currently
rely heavily on IT, in addition to having distinct characteristics, such as the presence of
several units (campuses) geographically separated in several cities, managed by central
headquarters (Rectory). Like most Brazilian public institutions, Education Institutions -
despite already adopting some ITG practices - present difficulties in implementing and
effectively monitoring these practices, in order to leverage their performance. In this sense,
the objective of this dissertation was to propose a specific IT Governance model for Brazilian
Federal Education Institutions. For this, a multimethod study was carried out, which is based
on Design Science, addressing a) a systematic review of the literature, which aimed to
understand and map the research carried out on ITG in the public sector; b) a Survey carried
out with the Brazilian Federal Education Institutions, with the objective of analyzing the
relationship between the effectiveness of the ITG and the performance of these institutions;
and c) the application of the methodological principles of the Design Science Research (DSR)
approach, with the objective of developing and validating a ITG model suitable for Federal
Education Institutions, capable of guiding the improvement of IT-related organizational
processes and their performance. The results of the research were presented in the form of
articles, one for each methodological stage developed, in which Article 1 presents the results
obtained in the systematic review of the literature of scientific articles on the theme ITG in the
public sector, retrieved through a consultation in the Scopus and Web of Science databases.
Article 2 presents the data obtained in the survey carried out with the servers of the IT area of
the Universities and Federal Institutes of Brazil, whose respondents covered 245 campuses of
89 Federal Education Institutions. And finally, Article 3 presents the IT Governance model
developed and validated according to the Design Science Research guidelines to meet the
specificities of a multi-unit environment present in the Brazilian Federal Education
Institutions