Abstract:
Esta dissertação versa sobre as Habilidades da equipe de projeto, especificamente sobre os fatores
que influenciam seu desempenho, dividindo-se em três estudos diferentes. Primeiro, analisam-se
as funções do Escritório de Gestão de Projetos (PMO) voltadas à equipe de projetos em diferentes
contextos (a partir de estudos antecedentes oriundos de uma revisão bibliográfica sistemática e na
aplicação de uma survey junto a 37 líderes de equipe de projeto de diferentes países). Segundo,
propõe-se um modelo considerando as habilidades da equipe de projeto como constructos
formativos de segunda ordem, com base na abordagem do indicador repetido, aplicada para estimar
o modelo reflexivo-formativo de segunda ordem. Terceiro, objetiva-se entender como o suporte
da alta gestão, as habilidades da equipe de projeto e os escritórios de gestão de projetos podem
influenciar o sucesso da equipe de projeto, a partir de uma survey, com 87 líderes de equipe de
projeto, para posterior modelagem de equações estruturais, no software PLS 3.0. Os resultados da
primeira pesquisa fornecem um panorama atual sobre o estado da arte no que diz respeito às
funções e contribuições do PMO para as organizações, especificamente no tocante às equipes de
projeto. Os resultados da segunda pesquisa indicam a existência de duas variáveis de segunda
ordem (Habilidades Hard e Habilidades Soft). Os resultados da terceira pesquisa reafirmam o
apontado pela literatura, no que diz respeito à indispensabilidade de se considerar ambas as
Habilidades da Equipe (Hard e Soft) na gestão de projetos, frente aos desafios de se atingir
diferentes objetivos como, por exemplo, eficácia, eficiência, inovação, aprendizagem, moral da
equipe e qualidade da informação para a corporação.
This dissertation is about Project Team Skills, specifically about the factors that influence their
performance, being divided into three different studies. First, the functions of the Project
Management Office (PMO) focused on the project team are analyzed in different contexts (based
on previous studies from a systematic bibliographic review and the application of a survey with
37 project team leaders of different countries). Second, a model is proposed considering the Project
Team Skills as second-order formative constructs, based on the repeated indicator approach,
applied to estimate the second-order reflexive-formative model. Third, the objective was to
understand how management support, project team skills, and project management offices may
influence the success of the project team, based on a survey of 87 project team leaders to further
modeling of structural equations in PLS 3.0 software. The results of the first survey provide a
current state of the art regarding PMO roles and contributions to organizations, specifically
regarding the project teams. The results of the second research indicate the existence of two
second-order variables (Hard Skills and Soft Skills). The results of the third research reassure the
indicated in the literature regarding the indispensability of considering both Team Skills (Hard and
Soft) in project management, due to the challenges of achieving different objectives such as
effectiveness, efficiency, learning, innovation, team morale and quality of information for the
corporation.