Abstract:
Em 2011, o Governo Federal criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares,
denominada EBSERH, tendo por objetivo principal reunir os Hospitais Universitários
Federais (HUF’s) do país sob a égide de um novo modelo de gestão, focado na eficiência
hospitalar. Todavia, com base na literatura analisada, transcorridos mais de oito anos da sua
criação, os estudos científicos realizados até agora não permitiram concluir se os hospitais que
aderiram à rede EBSERH melhoraram o seu desempenho. Assim, definiu-se como objetivo
geral deste estudo verificar se os Hospitais Universitários Federais que aderiram à EBSERH
melhoraram o seu desempenho após a sua adoção à rede. Para isso, três objetivos específicos
foram propostos: a) identificar na literatura diferentes indicadores para medição de
desempenho hospitalar; b) propor um modelo de avaliação de performance hospitalar
específico para os Hospitais Universitários Federais; e c) analisar o desempenho pré e pósadesão dos Hospitais Universitários Federais que firmaram contrato de gestão com a
EBSERH. De modo a atender os diferentes objetivos propostos no estudo, optou-se pela
combinação de três métodos de pesquisa: uma revisão sistemática de literatura; um estudo
multimétodo, de modo a propor um modelo de avaliação de performance hospitalar específico
para os Hospitais Universitários Federais; e a realização de um Estudo de Eventos. A revisão
sistemática de literatura foi realizada nas bases CAPES e IBICT/BDTD e reuniu diferentes
indicadores, variáveis de input e output que serviram de base para a construção do modelo de
avaliação de performance para os Hospitais Universitários, o qual foi elaborado e validado
com o apoio de especialistas, com experiência em gestão hospitalar. O modelo proposto
contempla quatro eixos de atuação dos HUF’s, aqui chamados de dimensões: (i) Ensino e
Pesquisa, (ii) Infraestrutura, (iii) Assistencial e (iv) Econômico financeiro, possuindo 13
indicadores hospitalares. Estes indicadores foram utilizados no Estudo de Eventos, cujos
dados foram coletados no período 2011-2018, referentes aos 40 HUF’s que optaram pelo
novo modelo de gestão, permitindo a comparação do desempenho pré e pós-adesão destes
hospitais com os HUF’s que não haviam aderido à EBSERH. O estudo concluiu que os
HUF’s que aderiram à EBSERH obtiveram um aumento significativo no desempenho,
especialmente nos indicadores relacionados à área assistencial (como número de consultas e
exames, e número de profissionais médicos) e na área econômico-financeira (no resultado
financeiro dos HUF’s sem REHUF e na evolução das receitas provenientes da
Contratualização). Quanto aos indicadores de ensino e pesquisa, observou-se uma evolução
significativa no número de residentes médicos nos hospitais que aderiram à EBSERH, e uma
diminuição nas produções acadêmicas desses mesmos hospitais. Complementarmente, não foi
possível perceber, no período analisado, qualquer mudança positiva ou negativa relacionada à
adesão dos hospitais à EBSERH nos indicadores relativos à infraestrutura hospitalar. Esperase que os resultados obtidos neste estudo possam auxiliar administradores hospitalares,
gestores da rede EBSERH e pesquisadores interessados em modelos de eficiência, no
planejamento e desenvolvimento de ações que venham a melhorar a gestão dos hospitais
universitários e do sistema de saúde como um todo.
In 2011, the Federal Government created the Brazilian Company of Hospital Services, called
EBSERH, with the main objective of bringing together the Federal University Hospitals
(FUH’s) of the country under the aegis of a new management model, focused on hospital
efficiency. However, based on the literature analyzed, more than eight years after its creation,
scientific studies carried out so far have not allowed to conclude whether hospitals that joined
the EBSERH network improved their performance. Thus, it was defined as the general
objective of this study to verify if the Federal University Hospitals that joined the EBSERH
improved their performance after their adoption to the network. For this, three specific
objectives were proposed: a) to identify in the literature different indicators for hospital
performance measurement; b) propose a specific hospital performance evaluation model for
Federal University Hospitals; and c) analyze the pre and post-adherence performance of
Federal University Hospitals that have entered into a management agreement with EBSERH.
In order to meet the different objectives proposed in the study, it was decided to combine
three research methods: a systematic literature review; a multi-method study, in order to
propose a specific hospital performance evaluation model for Federal University Hospitals;
and an Event Study. The systematic literature review was performed in the CAPES and
IBICT / BDTD databases, and gathered different indicators, input and output variables that
served as the basis for the construction of the performance evaluation model for University
Hospitals, which was elaborated and validated with the support of experts with experience in
hospital management. The proposed model includes four axes of action of the FUH’s, here
called dimensions: (i) Teaching and Research, (ii) Infrastructure, (iii) Assistance and (iv)
Financial economics, with 13 hospital indicators. These indicators were used in the Study of
Events, whose data were collected in the period 2011-2018, referring to the 40 FUH’s that
opted for the new management model, allowing the comparison of the pre and post-adherence
performance of these hospitals with the FUH’s that had not adhered to the EBSERH. The
study concluded that hospitals adhering to EBSERH achieved a significant increase on
performance, especially in healthcare-related indicators (such as number of consultations and
examinations, and number of medical professionals) and in the economic and financial area
(FUH’s financial results without REHUF and the evolution of Procurement revenues).
Regarding teaching and research indicators, there was a significant evolution in the number of
medical residents in the hospitals that joined the EBSERH, and a decrease in the academic
output of the same hospitals. In addition, it was not possible to perceive, in the period
analyzed, any positive or negative change related to the adhesion of hospitals to EBSERH in
the indicators related to hospital infrastructure. We hope that the results obtained in this study
can help hospital managers, EBSERH network managers and researchers interested in
efficiency models, in the planning and development of actions that will improve the
management of university hospitals and the health system.