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dc.contributor.advisor Minasi, Luis Fernando
dc.contributor.author Nunes, Jorge Luiz Oleinik
dc.date.accessioned 2021-08-30T19:05:41Z
dc.date.available 2021-08-30T19:05:41Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation NUNES, Jorge Luiz Oleinik. O ensino da Engenharia Civil na perspectiva dialética da Educação Ambiental: proposta de emancipação crítica dos sentidos humanos na prática do engenheirar. 2020. 173 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9634
dc.description.abstract A formação de Engenheiros Civis pela Universidade Federal do Rio Grande FURG, no período de 2012 a 2017, constituiu-se o fenômeno material social concreto sensível deste estudo doutoral. O objetivo principal, trabalhado na pesquisa, centralizou-se na identificação, análise e interpretação das condições de trabalho desses egressos que atuam na construção civil, salientando, a partir de suas práticas, as contradições existentes no currículo desenvolvido no processo de sua formação e as exigências do mercado de trabalho para esse profissional. Buscou também compreender as dificuldades que uma grande parte desses egressos tem enfrentado ao iniciar sua vida profissional, em função de carências que a Matriz Curricular formadora apresenta frente ao avanço tecnológico da realidade vigente. Neste estudo, as informações coletadas e interpretadas sobre o fazer profissional dos egressos foram efetuadas com o auxílio das redes sociais, contatos pessoais e do banco de dados da própria Universidade, abrangendo o todo dos egressos desse período. O aporte teórico metodológico da pesquisa foi o Materialismo Histórico e Dialético com a categorização apoiada na concepção de Laurence Bardin, realizada pela Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos no estudo constaram a contradição existente entre o Teórico desenvolvido como conteúdo técnico do ensino da Engenharia Civil e a Prática oferecida como exercício de ação enquanto reflexo da aprendizagem desta fundamentação teórica, ambas apartadas da Educação Ambiental, logo, ausente neste currículo. Pelo todo interpretado das falas dos egressos, ratificamos nossa tese constitui-se como eixo de cognição pedagógica em todos os componentes curriculares da formação deste profissional, criarão as condições necessárias para uma sólida formação do Engenheiro Civil, onde a Educação Ambiental enriquecerá o Currículo de modo a produzir, engenheirar o e emancipador dos sentidos humanos do Engenheiro Civil. A crítica feita pelo Materialismo Histórico Dialético levou-nos a entender a dificuldade de haver passos substanciais sob a lógica do capital para resolução popular de problemas sociais, onde a vigência é a maximização de lucros, a concorrência e a propriedade privada. Na Engenharia Civil as formas de produção capitalista são incompatíveis com uma utilização racional de recursos. A Educação Ambiental como um conjunto de práticas pedagógicas e sociais de conteúdo técnico, político e científico que no âmbito das práticas de atenção à saúde da natureza, do homem e da sociedade, precisa ser vivenciada e compartilhada por gestores, professores, técnicos, trabalhadores e setores organizados da população, entre eles a organização de parte dessa população que se dirige a ser engenheiros civis. pt_BR
dc.description.abstract The training of Civil Engineers by the Federal University of Rio Grande - FURG, in the period from 2012 to 2017, constituted itself as the material concrete social sensitive phenomenon of this doctoral study. The main objective worked on in the research was centered on the identification, analysis and interpretation of working conditions, these graduates who work in civil construction, stand out from their practices, as existing contradictions in the curriculum developed in the process of their formation and as requirements of the job market for this professional. It also sought to understand the difficulties that a large part of these graduates have to face when starting their professional lives, due to the shortcomings that a formative curriculum matrix presents in the face of the technological advance of the current reality. In this study, the information collected and interpreted about the graduates\' professional activities was carried out with the help of social networks, personal contacts and the University\'s own database, covering all the graduates of that period. The theoretical and methodological contribution of research was Historical and Dialectical Materialism with the categorization supported by Laurence Bardin\'s conception of Content Analysis. The results obtained in the study consisted of the existing contradiction between the Theoretical developed as technical content of the teaching of Civil Engineering and the Practice offered as an exercise of action as a reflection of the learning of this theoretical foundation, both apart from Environmental Education, absent in this curriculum. By the whole interpreted of the speeches of the graduates, Environmental Education constituting itself as an axis of pedagogical cognition in all the curricular components of the training of this professional will create as conditions required for a continuous training of the Civil Engineer, where Environmental Education enriches the Curriculum in order to produce naturally as necessary conditions for a humanized engineering Historical Dialectical Materialism led us to understand the difficulty of having substantial steps under the logic of capital for popular resolution of social problems where the maximization of profits, competition and private property is the order. In Civil Engineering, the forms of capitalist production are incompatible with a rational use of resources. Environmental Education as a set of pedagogical and social practices of technical, political and scientific content that within the scope of health care practices of nature, man and society, needs to be experienced and shared by managers, teachers, technicians, workers and organized sectors of the population, including the organization of part of that population that turns out to be civil engineers. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Engenharia Civil pt_BR
dc.subject Formação Política pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Civil engineering pt_BR
dc.subject Political education pt_BR
dc.title O ensino da Engenharia Civil na perspectiva dialética da Educação Ambiental: proposta de emancipação crítica dos sentidos humanos na prática do engenheirar pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)
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