Abstract:
A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em nível de mestrado, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores. Teve-se como questão de pesquisa: como transversalizar a Educação Ambiental no currículo da área do conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio (EM), da Educação Básica, a partir do uso das mídias cinemáticas? O estudo se constituiu numa pesquisa-formação realizada durante a execução de um Projeto de Extensão intitulado "Mídias Cinemáticas e Educação Ambiental: possibilidades na formação de professores". Esse foi elaborado com o objetivo de promover a formação continuada de professores, no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEG/FURG). O referido Projeto de Extensão foi ofertado para professores da Educação Básica, que atuam nas áreas do conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), Ciências Humanas do Ensino Fundamental (EF) e Linguagens e suas Tecnologias (EF e EM). Apresenta-se os aportes teóricos sobre Educação Ambiental, Mídias Cinemáticas e Formação de Professores. É uma pesquisa de cunho qualitativo e tem como objetivos: perceber como os professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), da Educação Básica, trabalham com a Educação Ambiental no currículo; compreender como a Educação Ambiental pode transversalizar o currículo da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), da Educação Básica; entender como o uso das mídias cinemáticas, em sala de aula, pode contribuir para transversalizar a Educação Ambiental no currículo. A pesquisa se fundamentou na Educação Ambiental, no uso das mídias cinemáticas e na formação de professores. As informações da pesquisa foram produzidas a partir do Projeto de Extensão e de entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 2013). Utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016) para a interpretação dos dados produzidos, a partir das entrevistas semiestruturadas. Dessas compreensões, emergiram as seguintes categorias finais: "As mídias cinemáticas e a práxis do professor na Educação Básica" e "As mídias cinemáticas como possibilidade para transversalizar a Educação Ambiental na Educação Básica". A partir da ATD, evidenciaram-se elementos a serem considerados para transversalizar a Educação Ambiental, através do uso das mídias cinemáticas, problematizando a importância da formação continuada na práxis do professor, ou seja, na ação-reflexão. A formação continuada proporcionou uma ação transformadora ao fazer docente, a partir da utilização das mídias cinemáticas, pois essas contribuem para a reflexão sobre os temas abordados em sala de aula e os temas atuais que permeiam a Educação Ambiental. Dessa forma, consideramos a formação continuada como um elemento basilar para significar as possibilidades de como transversalizar a Educação Ambiental no currículo da área do conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), Ciências Humanas (EF) e Linguagens e suas Tecnologias (EF e EM), da Educação Básica, a partir do uso das mídias cinemáticas.
This research was developed in the Graduate Program in Environmental Education of the Federal University of Rio Grande - FURG, at masters level, in the research line Environmental Education: Teaching and Training of Educators. The research question is: how to traverse Environmental Education in the curriculum of the knowledge area of Humanities and Social Sciences in High School of Elementary Education from the use of cinematic media? The study constitutes a training-research carried out during the realization of an Extension Project entitled "Cinematic Media and Environmental Education: possibilities in teacher training", carried out by the Geography Teaching and Research Laboratory (LAPEG/FURG). The research presents the theoretical contributions on Environmental Education, Cinematic Media and Teacher Training. It is a qualitative research and aims to: notice how teachers in the area of Humanities and Social Sciences of Elementary Education work with Environmental Education in the curriculum; comprehend how Environmental Education can cross the curriculum in the area of Humanities and Social Sciences of Elementary Education; understand how the use of cinematic media in the classroom can contribute to traverse Environmental Education in the curriculum. The research data was produced from the Extension Project and semi-structured interviews (TRIVIÑOS, 2013). Moraes and Galiazzi (2016) Textual Discourse Analysis was used to interpret the produced data. From these comprehensions, the following categories emerged: "Cinematic media and the teachers praxis in Elementary Education" and "Cinematic media as a possibility to traverse Environmental Education in Elementary Education". From the analytical exercise, elements emerged to be considered to traverse Environmental Education through the use of cinematic media, questioning the importance of continued education in the teachers praxis, that is, in its action-reflection. Continued education can provide a transformative action to teaching, from the use of cinematic media, as they contribute to the thought on the topics addressed in class and contemporary themes that permeate Environmental Education. This way, we consider continued education as a fundamental element to signify the possibilities of how to traverse Environmental Education the areas of knowledge that make up the school curriculum.