Mar à vista da Educomunicação Socioambiental: apropriações socioambientais da zona costeira no Circuito Tela Verde (Edição de estreia)

Munhoz, Rachel Aline Hidalgo

Abstract:

 
O trabalho navega pela Educomunicação Socioambiental - interface entre a Educação Ambiental e a Educomunicação, por meio do suporte audiovisual distribuído pela Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde, do Ministério do Meio Ambiente - MMA, em 2009. Busca atribuir sentidos às apropriações socioambientais sobre a zona costeira comunicadas pelos/as envolvidos/as nos 30 filmes para produzir reflexão sobre o campo educomunicativo, entre a fundamentação e prática, direcionado a temática socioambiental.Apoiada na literatura da Educação Ambiental, da Educomunicação e do Cinema, recorre ainda aos princípios do Tratado da Educação Ambiental Para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e ao programa de Educomunicação Socioambiental, relacionando-os com as mensagens fílmicas interpretadas no entrecruzamento da literatura selecionada e os discursos. Conclui, com tal movimento, que os vídeos da edição de estreia do Circuito Tela Verde podem ser considerados um suporte para ambos os documentos, confirmando o compromisso assinalado nas duas esferas.Utilizando como base teórica principal o conceito de experiência em Walter Benjamin e metodologia inspirada na Pesquisa Qualitativa, produz um cenário de maneira a renovar a memória audiovisual em questão, criando novos canais de diálogo para o campo socioambiental por meio da produção audiovisual.
 
The work navigates through Socioambiental Educommunication - between Environmental Education and Educommunication, through audiovisual support distributed by Ministério do Meio Ambiente - MMA's exhibition Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde, in 2009. It seeks to attribute meanings to socio-environmental appropriations about the coastal zone, communicated by those involved in the 30 films to produce reflection on the educational field, between the foundation and practice, directed to the socio-environmental subject. Based on Environmental Education, Educommunication and Cinema's literature, we also use the principles of the Environmental Education Treaty for Sustainable Societies and Global Responsibility and the Socio-environmental Education Program, linking both documents with the film messages interpreted in the intertwining of the selected literature and the movies' discourses. It concludes with this movement that the videos of the Circuito Tela Verde debut edition can be considered as a support for both documents, confirming the commitment indicated in both spheres. Using as main theoretical basis the concept of experience in Walter Benjamin and methodology inspired by the Qualitative Research, produces a scenario on the theme in order to renew the audiovisual memory in question, creating new channels of dialogue for the socio-environmental field through audiovisual production.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)