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dc.contributor.author Nascimento, Ladivania Medeiros do
dc.contributor.author Arruda, Ana Paula Dias Vitorino de
dc.contributor.author Santos, Uaine Maria Felix dos
dc.date.accessioned 2022-10-30T16:44:54Z
dc.date.available 2022-10-30T16:44:54Z
dc.date.issued 2017-05-04
dc.identifier.citation DO NASCIMENTO, L. M.; ARRUDA, A. P. D. V. de; SANTOS, U. M. F. dos. Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 24–38, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6539. Acesso em: 6 set. 2022. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10550
dc.description Artigo de periódico. pt_BR
dc.description.abstract Nas últimas décadas a Educação Ambiental vem buscando sensibilizar a sociedade para a problemática ambiental, utilizando a interpretação ambiental como instrumento de comunicação. Os jardins botânicos, como áreas que tem como missão a educação, a cultura,o lazer e a conservação do meio ambiente, têm as trilhas ecológicas interpretativas como ferramenta para atingir esse processo de sensibilização. Foram aplicados questionários semiestruturados aos visitantes, após a realização do passeio nas trilhas guiadas e autoguiadas do Jardim Botânico do Recife, com objetivo de avaliar placas, pontos de parada, percurso, didática utilizada pelo monitor e satisfação com relação ao espaço. Foi possível observar que as estratégias didáticas, assim como os equipamentos utilizados nas trilhas, serviram de ferramenta educativa e de sensibilização para a maioria dos visitantes. pt_BR
dc.description.abstract In recent decades the environmental education comes seeking sensitize society for environmental issues, using the environmental interpretation as an instrument of communication. The botanical gardens, as areas whose mission is education, culture, recreation and environmental conservation, have the interpretive nature trails as a tool to achieve this awareness process. Semi-structured questionnaires were applied to visitors, after touring on the trails guided and self-guided of the Botanical Garden of Recife, with the objective of evaluating boards, stop-points, route, didactics used by monitor and satisfaction with respect to the space. It was possible to observe that the didactic strategies, as well as the equipment used on the trails, served as educational and awareness tool for most visitors pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Trilha pt_BR
dc.subject interpretação ambiental pt_BR
dc.subject Jardim Botânico pt_BR
dc.subject Trail pt_BR
dc.subject environmental interpretation pt_BR
dc.subject Botanical Garden pt_BR
dc.title Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. pt_BR
dc.title.alternative Self-guided and guided trails: an environmental education tool in the Botanical Garden of Recife, Brazil. pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539 pt_BR


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