dc.contributor.author |
Ribeiro, Cláudia Maria |
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dc.contributor.author |
Reis, Fábio Pinto Gonçalves do |
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dc.contributor.author |
Martins, Kátia Batista |
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dc.contributor.author |
Silva, Leandro Veloso |
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dc.contributor.author |
Pereira, Marlyson Alvarenga |
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dc.date.accessioned |
2023-01-18T03:45:34Z |
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dc.date.available |
2023-01-18T03:45:34Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.citation |
BATISTA MARTINS, K.; MARIA RIBEIRO, C.; PINTO GONÇALVES DO REIS, F.; VELOSO SILVA, L. .; ALVARENGA PEREIRA, M. . O ENQUANTO FRITÁVAMOS BATATINHAS CONVERSÁVAMOS SOBRE AS AULAS”: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 20–36, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.14433. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14433. Acesso em: 17 jan. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10570 |
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dc.description |
Artigo |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este texto apresenta o grupo de pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente, vinculado ao CNPq, que nasceu em 2009 e seu compromisso com a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e daextensão. No contexto da aprovação de vários projetos de extensão fomos desafiadas e desafiados a imprimir a teorização pós-crítica na realização dos mesmos. Isso porque, na condução das disciplinas da graduação, mesmo que no estudo de vários referenciaisteóricos, os procedimentos faziam borbulhar saberes que estranhavam o que é normal; as naturalizações; o mapeamento das relações de poder para assumir a lógica rizomática do “e” e evitar a lógica binária do “ou”. Assim sendo, o ensino e a extensão assumiam a indissociabilidade e a pesquisa seguiu esta mesma trajetória. Este texto, escrito a muitas mãos traz a experiência de docentes e discentes que navegaram pelas águas do Fesex. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este texto presenta el grupo de investigación "Relaciones entre filosofía y educación para la sexualidad en tiempos contemporáneos: el problema de la formación docente", que surgió en 2009 y está vinculado al CNPq², y su compromiso con la inseparabilidad de la docencia, la investigación y la extensión. En el contexto de la aprobación de varios proyectos de extensión, se nos han desafiado a imprimir la teorización poscrítica en la realización de ellos. Esto se debe a que, en la conducción de asignaturas de pregrado, aunque que fueran consideradas varias referencias teóricas, los procedimientos generaban conocimientos que eran extraños a lo normal; las naturalizaciones; el mapeo de las relaciones de poder para asumir la lógica rizoma del "y" y evitar la lógica binaria del "o". Así, la docencia y la extensión asumieron la inseparabilidad y la investigación también siguió por este trayecto. Este texto, escrito a muchas manos, trae la experiencia de docentes y alumnos que han navegado por las aguas delFesex. |
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dc.description.abstract |
This text presents the research group "Relations between philosophy and sexuality education in contemporary times: the problem of teacher education (Fesex)”, created in 2009 and registered in CNPq9, and its commitment to the inseparability of the triad teaching, research and extension. In the context of several extension projects approval, we were challenged to convey the post-critical theorization in the accomplishment of them. This happened because, in the conductionof undergraduate disciplines, despite the several theoretical references, the procedures generate strange knowledge compared to the normal ones; the naturalizations; the power relations mapping in orderto consider the rhizomatic logic of the "and" and avoid the binary logic of the "or". Thus, teaching and extension assumed inseparability and research followed the same way. This text, written by many hands, brings the experience of teachers and studentswho have sailed across the water of Fesex. |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Experiência |
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dc.subject |
Referenciais pós-críticos |
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dc.subject |
Imaginário das águas |
pt_BR |
dc.subject |
Experiencia |
pt_BR |
dc.subject |
Referencias poscríticas |
pt_BR |
dc.subject |
Imaginario de aguas |
pt_BR |
dc.subject |
Experience |
pt_BR |
dc.subject |
Post-critical references |
pt_BR |
dc.subject |
Imaginary of waters |
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dc.title |
Enquanto fritávamos batatinhas conversávamos sobre as aulas”: indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mientras freíamos papas, hablábamos de clases”: inseparabilidad de docencia, investigación y extensión |
pt_BR |
dc.title.alternative |
While making french fries we were talking about classes”: inseparability of the triad teaching, research and extension |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v10i1.14433 |
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