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dc.contributor.author Gonçalves, Manoela de Calazans
dc.contributor.author Guizzo, Bianca Salazar
dc.date.accessioned 2023-01-25T04:17:55Z
dc.date.available 2023-01-25T04:17:55Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation DE CALAZANS GONÇALVES, M.; SALAZAR GUIZZO, B. “O QUE AS PESSOAS ACHAM DE NÃO-BINÁRIOS?”: DISPUTAS REPRESENTACIONAIS E COMENTÁRIOS DE ÓDIO NO YOUTUBE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 40–65, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13539. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13539. Acesso em 19 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10577
dc.description.abstract Pensando a Internet enquanto espaço educativo onde não apenas experiências,mas representações são compartilhadas,o ambiente virtual se mostra como potente campo de pesquisa para pensar o gênero não-binário.Por outro lado,a Internet facilita e incentivaos discursos exaltados, tornando-se campo propício para os comentários de ódio, principalmente contra minorias sociais. Nesse sentido, este artigo analisa comentários deixados em vídeos de dois canais do YouTube de pessoas não-binárias, focando naqueles que disferem palavras de repulsa contra as youtubers. Para isso, este artigo insere-seno campo teórico dos Estudos Culturais em Educação, que enxerga os vídeos no YouTube como artefatos culturais que ensinam diferentes modos de ser e agir, bem como me fundamento em Jeffrey Jerome Cohen (2000) que aproxima a alteridade da monstruosidade. pt_BR
dc.description.abstract Considerando la Internet como un espacio educativo donde no solo se comparten experiencias, sino representaciones, el entorno virtual se muestra como un campo de investigación poderoso para pensar en el género no binario. Además, la Internet facilita y fomenta los discursos apasionados, lo que la convierte en un campo propicio para comentarios de odio, especialmente contra las minorías sociales. En este sentido, este artículo analiza los comentarios dejados en videos de dos canales de YouTube por personas no binarias, enfocándose en quienes expresan palabras de repulsión contra las youtubers. Para ello, este artículo trabajaen el campo teórico de los Estudios Culturales en Educación, que ve los videos en YouTube como artefactos culturales que enseñan diferentes formas de ser y actuar, así como mi base en Jeffrey Jerome Cohen (2000) quien aproxima la alteridad a la monstruosidad. pt_BR
dc.description.abstract Considering the Internet as an educational space where not only experiences, but representations are shared, the virtual environment is shown as a powerful field of research to think about the non-binary genre. On the other hand, the Internet facilitates and encourages passionate speeches, making it a favorable field for hateful comments, especially against social minorities. In this sense, this article analyzes comments in videos of two non-binary people’s YouTube channels, focusing on those that express repulse against the youtubers. For this, this article worksin the theoretical field of Cultural Studies and Education, which sees videos on YouTube as cultural artifacts that teach different ways of being and acting. Besides, I basemy arguments on JeffreyJerome Cohen (2000), who approximates otherness to monstrosity. pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gênero não-binário pt_BR
dc.subject YouTube pt_BR
dc.subject Comentários de ódio pt_BR
dc.subject Género no binário pt_BR
dc.subject Comentarios de ódio pt_BR
dc.subject Non-binary gender pt_BR
dc.subject Hate speech pt_BR
dc.title “O que as pessoas acham de não-binários?”: disputas representacionais e comentários de ódio no Youtube pt_BR
dc.title.alternative "¿Qué piensa las personas sobre los no binarios?": disputas representacionales y comentarios de odio en Youtube pt_BR
dc.title.alternative “What do people think about non-binary?”: disputes of representationand hate comments on Youtube pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i2.13539 pt_BR


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