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dc.contributor.author Moresco, Marcielly Cristina
dc.date.accessioned 2023-01-25T04:20:52Z
dc.date.available 2023-01-25T04:20:52Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation MORESCO, M. C. RESISTÊNCIAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES DISSIDENTES NAS OCUPAÇÕES ESCOLARES. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 177–198, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13565. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13565. Acesso em 19 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10578
dc.description.abstract As contemporâneas pautas feministas, de gênero e de sexualidades nas instituições de educação básica superam, muitas vezes,as ações neoconservadoras e os movimentos moralistas,resultando em novos modos de agir politicamente e promovendo mudanças no convencional ambiente escolar. Esse foi um dos resultados das ocupações de escolas por estudantes em face das ameaças à educação pública e dos ataques aos sujeitos marcados pela diferença. Assim, partindo de uma pesquisa com observação-participante e entrevistas com estudantes durante as ocupações escolares do Paraná, ocorridas em 2016, este artigo apresenta algumas resistências e insurgências realizadas por corpos de gêneros e sexualidades dissidentes, com ações políticas de contestação do sistema cis-heteronormativo e a transformação, mesmo que efêmera, do espaço educacional. pt_BR
dc.description.abstract Las agendas feministas, de género y sexualidad contemporáneas en las instituciones de educación básica a menudo superan las acciones neoconservadoras y los movimientos moralistas, resultando en nuevas formas de actuar políticamente y promover cambios en el ambiente escolar convencional. Este fue uno de los resultados de la ocupación de las escuelas por parte de los estudiantes ante las amenazas a la educación pública y los ataques a individuos marcados por la diferencia. Así, a partir de una investigación con observación participante y entrevistas a estudiantes durante las ocupaciones escolares en Paraná, ocurridasen 2016, este artículo presenta algunas resistencias e insurgencias llevadas a cabo por cuerpos disidentes de género y sexualidad, con acciones políticas para impugnar el sistema cis-heteronormativo y la transformación, aunque efímera, del espacio educativo. pt_BR
dc.description.abstract Contemporary feminist, gender and sexuality agendas in basic education institutions often surpass neoconservative actions and moralist movements, resulting in new ways of acting politically and promoting changes in the conventional school environment. Thiswas one of the results of the occupation of schools by students in the face of threats to public education and attacks on subjects marked by difference. Thus, based on a research with participant observation and interviews with students during the school occupations in Paraná, which happenedin 2016, this article presents some resistances and insurgencies carried out by dissident gender and sexuality bodies, with political actions to contest the cis-heteronormative system and the transformation, even if ephemeral, of the educational space. pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ocupação pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Dissidência pt_BR
dc.subject Ocupación pt_BR
dc.subject Colegio pt_BR
dc.subject Disentimiento pt_BR
dc.subject Occupation pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Dissent pt_BR
dc.title Resistências político-educacionais de gêneros e sexualidades dissidentes nas ocupações escolares pt_BR
dc.title.alternative Resistencia político-educativas de géneros y sexualidades disidentesen ocupaciones escolares pt_BR
dc.title.alternative Political-educational resistance of dissident genders and sexualities in school occupations pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i2.13565 pt_BR


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